Seres vivos são formados por basicamente três tipos de células: procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal. Fazer um esquema comparativo é uma boa ideia para estudá-las, associando as organelas às suas respectivas funções.
Conhecer os diferentes grupos de seres vivos é importante. A classificação em cinco reinos é ideal para estudar as características dos seres vivos e também as categorias de classificação.
Vírus são organismos acelulares, então precisam ser compreendidos como uma forma diferente de vida. Aproveite para estudar o HIV e também imunologia: antígenos e anticorpos.
Para estudar genética - DNA, RNA e também os diferentes tipos de herança –, a melhor técnica é resolver questões de vestibulares sobre o assunto, sempre organizando as informações encontradas no enunciado.
A mitose e meiose merecem atenção especial. Comece desenhando a célula em cada uma das fases e depois compare os dois tipos de divisão celular. É importante relacionar a meiose com a genética.
O tema biologia vegetal pode ser dividido em dois: classificação e fisiologia. Com relação à classificação, faça um esquema com as principais características de cada grupo de planta, levando em consideração a evolução. Com relação à fisiologia é preciso entender os principais eventos na vida de uma planta: a fotossíntese e as relações hídricas - absorção, transporte e eliminação de água. A relação entre o ambiente e as características da planta tem sido cada vez mais cobrada nos vestibulares.
Com relação à biologia animal, o importante é conseguir identificar os diferentes filos. Para estuda-las o ideal é montar um esquema com as principais características de cada filo, seus principais representantes, sempre levando em consideração a evolução.
Biologia humana é um dos temas mais frequentes. Também pode ser dividido em dois aspectos: fisiologia e doenças. Fisiologia compreende todos os sistemas do corpo humano e é preciso aprofundamento nesse tema porque todas as informações podem ser cobradas. Com relação às doenças, fazer um resumo com as principais parasitoses, formas de transmissão e profilaxia é o ideal.
O bom senso ajuda muito nas questões de ecologia. Um assunto se destaca: as relações entre os seres vivos. Em geral, as questões sobre esse tema exigem uma atenção especial à leitura do texto do enunciado. Interpretação de gráficos e tabelas também é importante em ecologia.
A relação entre fotossíntese e respiração é frequentemente cobrada. É bom fazer um esquema relacionando os dois processos, com o que é consumido e liberado e as respectivas organelas nas quais ocorrem. Aproveite para estudar os ciclos do carbono e do nitrogênio.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir