10 dicas para estudar Química para o vestibular e o Enem - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 7 de julho de 2017

10 dicas para estudar Química para o vestibular e o Enem

1
Memorize
iStock
É importante saber memorizar a linguagem própria da química, seus símbolos e representações.
2
Entenda os conceitos
iStock
Compreenda os conceitos básicos como mol, massa atômica, massa molecular e massa molar. Você também deve saber usar a principal ferramenta da química, a tabela periódica.
3
Comece pelo básico
iStock
Antes de avançar para conteúdos mais complexos, tenha certeza de ter entendido as grandezas, definição de substância e mistura, os símbolos e a constituição dos elementos químicos. Também é importante dominar o que é fenômeno químico, processos de separação de misturas, funções orgânicas e inorgânicas e as propriedades químicas e físicas das substâncias.
4
Observe o cotidiano
iStock
Observe e compreenda as transformações no dia a dia como, o processo de tratamento da água. Faça seus próprios experimentos químicos, seja curioso e questionador.
5
Ganhe uma aliada
iStock
Estude matemática para ajudar a compreender alguns conceitos químicos.
6
Estude as estruturas
iStock
Na química orgânica é muito importante a compreensão das fórmulas estruturais. Atente para o fato de que nos enunciados costuma-se representar a fórmula estrutural bastão. Nesta representação, os carbonos e hidrogênios não aparecem explicitamente.
7
Saiba identificar cada tópico
iStock
Na hora de estudar pelos exercícios, é muito importante você conseguir identificar o conteúdo trabalhado (termoquímica, química orgânica, eletroquímica, estequiometria, soluções, ácidos, bases, etc.). Desta forma facilitará a organização e a compreensão do que está sendo proposto e perguntado.
8
Relacione com o meio ambiente
iStock
Frequentemente, os vestibulares estão cobrando conhecimento sobre questões que envolvam o meio ambiente. Faça resumos sobre questões da atualidade que envolva este assunto – chuva ácida (degradação de monumentos), aquecimento global, efeito estufa, matrizes energéticas, alteração de biomas, etc. Faça diagramas ou crie esquemas que relacionem estes assuntos com os conteúdos de química. Escrever os pontos principais mais tarde reforçará a sua capacidade de recuperar as informações da memória.
9
Saiba os principais usos das substâncias
iStock
Alguns ácidos e bases são muito utilizados em nosso cotidiano como o ácido clorídrico presente no estômago e o hidróxido de sódio (soda cáustica) utilizado na fabricação de sabão. Elabore uma tabela com os nomes, fórmulas e principais usos das principais substâncias inorgânicas.
10
Saiba ler gráficos e tabelas
iStock
Nas questões que envolvam soluções, é importante que você saiba ler gráficos, tabelas e diagramas. Muitas vezes os dados que precisamos para resolver o exercício (solubilidade, concentração, etc.) devem ser retirados dessas representações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad