Procure fazer um resumo dos principais conceitos envolvidos na Física: cinemática escalar e vetorial, dinâmica (leis de Newton e leis de conservação), calor (temperatura e trocas de calor), ondas, óptica geométrica e instrumentos ópticos e eletrostática, eletricidade e magnetismo.
Para cada resumo, destaque, se houver, a expressão matemática correspondente e identifique a grandeza física envolvida com a sua respectiva unidade.
Procure relacionar os conceitos envolvidos de tal forma que seja possível construir um mapa conceitual.
Ainda sobre a resolução de problemas, procure destacar as grandezas já presentes no problema com suas respectivas unidades de medida. Ao resolver a questão, analise a resposta, ou seja, veja se o valor da grandeza obtida é coerente com as informações do problema.
Procure resolver questões de diferentes graus de dificuldade, ou seja, fáceis (quando exigem apenas a aplicação direta de um conceito e/ou fórmula); medianas (quando exigem uma capacidade de interpretação do enunciado em conjunto com a aplicação do conceito e/ou fórmula) e difíceis (quando exigem a compreensão do contexto apresentado no enunciado e a aplicação de mais de uma área da Física para a resolução do problema).
Evite usar a calculadora para resolver os problemas enquanto estuda. É importante que você adquira agilidade no cálculo e que perceba as possibilidades de simplificação de resposta.
Decorar as fórmulas ajuda, mas não é suficiente para resolver um exercício de Física. Por isso, é importante que você pratique diferentes tipos de questões, que te exijam diferentes estratégias de resolução e de articulação de conceitos, pois você encontrará esse tipo de questão nos principais exames do país.
Procure estudar Física Moderna (Relatividade), pois, apesar de ser um conteúdo com pouca (ou nenhuma) abordagem no Ensino Médio, é um tema que sempre está presente nos exames do país. Em geral, a abordagem é mais teórica ou com uma aplicação direta da equação de Einstein que relaciona energia e massa (E=m.c²) ou do efeito fotoelétrico.
Compare a sua resolução do problema com a versão oficial ou com as dos cursinhos. Observe como você pode aperfeiçoar a resolução para as próximas questões.
Estude problemas já resolvidos, observando a estrutura de resolução e, no caso de aulas online, os comentários do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário