10 dicas para estudar Física para o vestibular e o Enem - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 7 de julho de 2017

10 dicas para estudar Física para o vestibular e o Enem

1
Faça resumos
iStock
Procure fazer um resumo dos principais conceitos envolvidos na Física: cinemática escalar e vetorial, dinâmica (leis de Newton e leis de conservação), calor (temperatura e trocas de calor), ondas, óptica geométrica e instrumentos ópticos e eletrostática, eletricidade e magnetismo.
2
Destaque grandezas e expressões
iStock
Para cada resumo, destaque, se houver, a expressão matemática correspondente e identifique a grandeza física envolvida com a sua respectiva unidade.
3
Relacione os conceitos
iStock
Procure relacionar os conceitos envolvidos de tal forma que seja possível construir um mapa conceitual.
4
Resolva problemas
iStock
Ainda sobre a resolução de problemas, procure destacar as grandezas já presentes no problema com suas respectivas unidades de medida. Ao resolver a questão, analise a resposta, ou seja, veja se o valor da grandeza obtida é coerente com as informações do problema.
5
Varie na dificuldade
iStock
Procure resolver questões de diferentes graus de dificuldade, ou seja, fáceis (quando exigem apenas a aplicação direta de um conceito e/ou fórmula); medianas (quando exigem uma capacidade de interpretação do enunciado em conjunto com a aplicação do conceito e/ou fórmula) e difíceis (quando exigem a compreensão do contexto apresentado no enunciado e a aplicação de mais de uma área da Física para a resolução do problema).
6
Evite a calculadora
iStock
Evite usar a calculadora para resolver os problemas enquanto estuda. É importante que você adquira agilidade no cálculo e que perceba as possibilidades de simplificação de resposta.
7
Pratique diferentes resoluções
iStock
Decorar as fórmulas ajuda, mas não é suficiente para resolver um exercício de Física. Por isso, é importante que você pratique diferentes tipos de questões, que te exijam diferentes estratégias de resolução e de articulação de conceitos, pois você encontrará esse tipo de questão nos principais exames do país.
8
Estude Física Moderna
iStock
Procure estudar Física Moderna (Relatividade), pois, apesar de ser um conteúdo com pouca (ou nenhuma) abordagem no Ensino Médio, é um tema que sempre está presente nos exames do país. Em geral, a abordagem é mais teórica ou com uma aplicação direta da equação de Einstein que relaciona energia e massa (E=m.c²) ou do efeito fotoelétrico.
9
Compare versões
iStock
Compare a sua resolução do problema com a versão oficial ou com as dos cursinhos. Observe como você pode aperfeiçoar a resolução para as próximas questões.
10
Faça exercícios resolvidos
iStock
Estude problemas já resolvidos, observando a estrutura de resolução e, no caso de aulas online, os comentários do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad