Procure elaborar um texto após a leitura de determinado conteúdo. Desta forma, você estará colocando em prática o que estudou, além de já treinar para a resolução de questões dissertativas.
Quando for estudar por meio de exercícios, comece pelas questões abertas (dissertativas). Testes tendem a induzir ao erro, caso não tenha ainda dominado o conteúdo.
Confira suas respostas com a teoria do livro ou apostila e com suas anotações de aula. Complete as respostas dissertativas, se for o caso.
Se estiver estudando com testes, elimine tudo o que é impossível e trabalhe com o que restar. Se ficar entre duas alternativas, anote a dúvida e consulte, novamente, a teoria. Identificadas as dúvidas mais recorrentes, leia de novo a teoria referente ao conteúdo.
Tente identificar a relação entre os episódios ocorridos no Brasil e na Europa em um determinado período. Os vestibulares tendem a relacionar episódios ocorridos em lugares diferentes em uma mesma época.
Faça uma linha do tempo e coloque os principais fatos da História mundial e do Brasil nela. É importante você saber se localizar no tempo e ter a noção dos eventos que influenciaram ou foram consequência de outros.
Saiba relacionar episódios históricos com acontecimentos da atualidade. Por exemplo, o conceito de democracia grega em comparação aos regimes democráticos atuais. Para a resolução deste tipo de desafio, a leitura de jornais e revistas é fundamental.
Busque várias fontes de informação, que defendam posições diferentes e conflituosas. É importante você estar preparado para resolver questões com qualquer tipo de argumentação.
Temas clássicos não podem ser desprezados. Assuntos como revoluções inglesas do século XVII (Puritana e Gloriosa), Revolução Francesa, Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria devem fazer parte do seu repertório.
Em relação a Brasil, economia e sociedade coloniais, escravidão, governo Vargas, Nova República e Ditadura Militar são temas obrigatórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário