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sexta-feira, 10 de março de 2017

Desafio Nota Máxima - Sociodiversidade e multiculturalismo

// ENADE_2006 (ID 3841) 
Formação Geral Ensino Superior > Sociodiversidade e multiculturalismo
50 pontos6 segundos

Samba do Approach

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash
Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser pop star
Mas já sou um nouveau riche
Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite uma drag queen.
(Zeca Baleiro)

I - “(...) Assim, nenhum verbo importado é defectivo ou simplesmente
irregular, e todos são da primeira conjugação
e se conjugam como os verbos regulares da classe.”
(POSSENTI, Sírio. Revista Língua. Ano I, n.3, 2006.)

II - “O estrangeirismo lexical é válido quando há incorporação
de informação nova, que não existia em português.”

(SECCHIN, Antonio Carlos. Revista Língua, Ano I, n.3, 2006.)

III - “O problema do empréstimo linguístico não se resolve
com atitudes reacionárias, com estabelecer barreiras ou
cordões de isolamento à entrada de palavras e expressões
de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo
cultural, com o gênio inventivo do povo. Povo que não
forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia
irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou não queiram
os seus gramáticos, à condição de mero usuário de
criações alheias.”

(CUNHA, Celso. A língua portuguesa e a realidade brasileira.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.)

IV - “Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se
de criar ou desaparece uma já existente.”

(PILLA, Éda Heloisa. Os neologismos do português e a
face social da língua. Porto Alegre: AGE, 2002.)

O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a
palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se confirmam na letra da música são, apenas,
  • II e III.
  • II e IV.
  • III e IV.
  • I e II.
  • I e III.

// ENADE_2008 (ID 320) 
Formação Geral Ensino Superior > Sociodiversidade e multiculturalismo
50 pontos3 segundos

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.

Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é:
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// ENADE 2010 (ID 4789) 
Formação Geral Ensino Superior > Sociodiversidade e multiculturalismo
50 pontos7 segundos

Para preservar a língua, é preciso o cuidado de falar de acordo com a norma padrão. Uma dica para o bom desempenho linguístico é seguir o modelo de escrita dos clássicos. Isso não signica negar o papel da gramática normativa; trata-se apenas de ilustrar o modelo dado por ela. A escola é um lugar privilegiado de limpeza dos vícios de fala, pois oferece inúmeros recursos para o domínio da norma padrão e consequente distância da não padrão. Esse domínio é o que levará o sujeito a desempenhar competentemente as práticas sociais; trata-se do legado mais importante da humanidade.
PORQUE
A linguagem dá ao homem uma possibilidade de criar mundos, de criar realidades, de evocar realidades não presentes. E a língua é uma forma particular dessa faculdade [a linguagem] de criar mundos. A língua, nesse sentido, é a concretização de uma experiência histórica. Ela está radicalmente presa à sociedade.
XAVIER, A. C. & CORTEZ, S. (orgs.). Conversas com Linguistas:virtudes e controvérsias da Linguística. Rio de Janeiro: Parábola Editorial, p.72-73, 2005 (com adaptações).
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
  • As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa correta da primeira.
  • A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • As duas asserções são proposições falsas.
  • As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa correta da primeira.


// ENDADE_2005 (ID 399) 
Formação Geral Ensino Superior > Sociodiversidade e multiculturalismo
50 pontos39 segundos

Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia  (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.


A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
  • Ciência e escolaridade / educação técnica.
  • Educação e cultura / educação assistemática.
  • Sabedoria e política / educação difusa.
  • Identidade e história / educação formal.
  • Ideologia e filosofia / educação superior.

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