Homem, Cultura e Sociedade U2S4 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 30 de março de 2017

Homem, Cultura e Sociedade U2S4 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Homem, Cultura e Sociedade U2S4 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

(Adaptado UEL) Leia esse trecho da Carta Testamento de Getúlio Vargas:

“Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e ?nanceiros internacionais, ?z-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.”

(VARGAS, G. Carta Testamento. Disponível em: <http://www0.rio.rj.gov.br/memorialgetuliovargas/conteudo/expo8.html> Acesso em: 17 jul. 2015.)

Considere o texto, as características históricas e políticas do período e seus conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação na visão de Weber. Assinale a alternativa que apresenta a configuração do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas:
Escolha uma:


Instrumento de análise científica, construção do pensamento através do qual se conceitua fenômenos e identifica, na realidade específica, suas manifestações. Permite, inclusive, a comparação das diferentes manifestações.

Essa definição se aplica:
Escolha uma:


Weber insistiu que apenas uma característica da realidade social – como classe social, fundamentada no sistema de relações de produção proposta por Karl Marx – não explicaria totalmente a posição do sujeito inserido no sistema de estratificação.

I – Weber usa três dimensões da sociedade com a finalidade de identificar as desigualdades: a econômica, a social e a política.

II – As três dimensões (econômica, social e política), para Weber, estão relacionadas com três componentes analiticamente distintos de estratificação: classe, status e poder.

III – A posição do indivíduo dentro do sistema de estratificação se comporia pela combinação de sua classe, seu prestígio e seu poder.

Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente:
Escolha uma:

Um comentário:

  1. A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas do texto na respectiva ordem:

    A ____________ condenava o envolvimento com a vida prática, a cobrança de juros e o lucro. Isso limitava moralmente as pessoas a gerarem riqueza, principalmente quanto à obtenção de ganhos financeiros. Já o ____________ não condenava essas práticas, pelo contrário: considerava que o enriquecimento era uma graça de Deus como recompensa pelo seu trabalho. Estamos na época dos primórdios do ____________ : o comércio na Europa estava cada vez mais ativo, a variedade de especiarias e de novos produtos intensificava o desejo de consumo. Esses fatores, dentre outros, fizeram com que uma religião que tinha a riqueza como graça de Deus tivesse uma aceitação muito rápida e disseminada.

    A alternativa que preenche as lacunas do texto é, na ordem:

    R. e. Igreja Católica - protestantismo - capitalismo; Correto

    ResponderExcluir

Post Top Ad