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quarta-feira, 29 de março de 2017

Desafio Nota Máxima - Interação Computador e o Homem

// (ID 262976)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
50 pontos910 segundos

Wisner (1972) define a ergonomia como:
  • “o conjunto de conhecimentos científicos relativos a interação homem computador.
  • “o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados independente do conforto, segurança e de eficácia”
  • “o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e de eficácia”
  • “o conjunto de conhecimentos científicos relativos a interface do sistema
  • “a postura do usuário em frente ao computador”

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Segundo o autor WISNER(1972) “O conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e de eficácia”

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Clique aqui para escrever porque a alternativa C é incorreta (se aplicável)...

// KROTON (ID 8683)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
0 pontos172 segundos

Identificar necessidades e requisitos é uma das atividades do PIU. Esta já é uma atividade tradicionalmente realizada no desenvolvimento de sistemas. Mas existe uma consideração que dá a esta atividade um enfoque mais específico e cuidadoso, e que nem sempre é considerado pelos analistas tradicionais. Qual é?
  • Entender melhor a atuação do profissional responsável pela geração de projetos de interação.
  • Soluções para a realização de tarefas envolvendo a cognição humana.
  • A preocupação do engenheiro civil em seus projetos é que a estrutura seja resistente para suportar pessoas.
  • Saberá conduzir as primeiras atividades de entrevista com os usuários e clientes.

// (ID 263964)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
50 pontos82 segundos

1) “Uma aplicação computacional envolve todos os aspectos de um sistema com o qual mantemos contato”

(    ) Interação
2) é um processo que engloba as ações do usuário sobre a interface de um sistema, e suas interpretações sobre as respostas reveladas por esta interface a seguir (DE SOUZA et al., 1999). (    ) Usuários
3) Não são especialistas em informáticas e não tem objetivo de ser.(     ) Interface

Associe a segunda coluna de acordo com as teorias apresentadas na primeira coluna, em seguida assinale a alternativa que corresponde a sequencia de números corretamente.
  • 2,1,3
  • 1,3,2
  • 2,3,1
  • 1,2,3
  • 3,2,1

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Clique aqui para escrever o gabarito da questão...

Desempenho Geral

Confira o seu desempenho de erros e acertos na lista exercícios.
Pontos Ganhos:
150
Observação :
Cada resposta correta vale 50 pontos.
Acerto (aluno)Erro (aluno)
Confira a sua performance acumulada em relação aos outros estudantes do Brasil.
EuMédiaMáximasMínimas020406080100
Minha Colocação:
Img ranking last progress 
121º
Icon white trophy 
Img my ranking progress 
22º

Resultado por Conteúdo

Confira o seu desempenho por conteúdo.
Algoritmos e estrutura de dados
Física: Energia
Química Inorgânica
Expressão gráfica e CAD
Cultura e Arte
Sistemas Operacionais
Interação Humano-Computador
Legislação e Segurança do Trabalho
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
Administração e Economia
Introdução à Engenharia e Lógica Matemática
Globalização e política internacional
Responsabilidade social
Física: Mecânica
Políticas Públicas
Democracia, ética e cidadania
Probabilidade e Estatística
Eletricidade Aplicada
Ciências e tecnologia dos materiais
Cálculo Diferencial e Integral
Engenharia de Software
Ciência, tecnologia e sociedade e Avanços Tecnológicos
Vida urbana e rural
Matemática e métodos numéricos
Tecnologias de informação e comunicação
Fundamentos de Programação e Linguagens de Programação
Circuitos elétricos
Metodologia científica e tecnológica
Física: Eletromagnetismo
Fenômenos de transporte
Mecânica dos sólidos
Gestão Ambiental
Sociodiversidade e multiculturalismo
Relações de Trabalho
Análise e Processamento de Sinais
Ecologia
Arquitetura de Computadores

// (ID 263921) 
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
50 pontos53 segundos

O objetivo da comunicabilidade é revelar qualitativamente as falhas de comunicação potenciais, que podem ocorrer durante a interação. Prates e Barbosa (2003) afirmam que a análise dos dados podem ser divididas em 3 partes:

  • Perfil semiótico, Ergonomia e Usabilidade.

  • Etiquetagem, usabilidade e Perfil semiótico.
  • Usabilidade, Interação e Interface.
  • Etiquetagem, Interpretação e Perfil semiótico.
  • Etiquetagem Interpretação e Usabilidade.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Clique aqui para escrever o gabarito da questão...

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Clique aqui para escrever porque a alternativa C é incorreta (se aplicável)...

// (ID 254464) 
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
50 pontos27 segundos

Quando a ciência do IHC assinale a alternativa que representa a sequencia correta de afirmativas verdadeiras e falsas.

(    ) No Brasil, os primeiros trabalhos na área de IHC surgiram ainda na década de 80. No entanto, a comunidade de IHC só se organizou no final da década de 90.
(    ) Por envolver não apenas os computadores, mas também as pessoas que os utilizam, IHC é multidiscipilinar e se encontra na interseção das ciências da computação e informação e ciências sociais e humanas.
(    ) A interface é a parte do sistema computacional com a qual o usuário se comunica.
(    ) O processo de comunicação entre usuário e sistema se dá o nome interação.
  • V-F-F-F
  • V-V-V-V
  • F-F-F-F
  • V-V-F-F
  • V-V-F-V

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Por envolver não apenas os computadores, mas também as pessoas que os utilizam, IHC é multidiscipilinar e se encontra na interseção das ciências da computação e informação e ciências sociais e humanas. Em 1982 foi criado na ACM (Association of Computing Machinery) o grupo de interesse em IHC, o SIGCHI5 (Special Interest Group in Computer Human Interaction) [Borman 1996], que há vários anos é o 2o maior grupo de interesse da ACM [Konstan 2007]. No Brasil, os primeiros trabalhos na área de IHC surgiram ainda na década de 80. No entanto, a comunidade de IHC só se organizou no final da década de 90. Em 1997, foi criada uma lista de interesse em IHC e uma página contendo as informações de contato das pessoas trabalhando na área criado um “potencial” grupo local de interesse em IHC associado ao SIGCHI (Prospective Local Chapter, o BRCHI). Em 1998, foi organizado o primeiro Workshop de Fatores Humanos em Computação Gráfica, junto ao SBES em Maringá, PR, o IHC 1998.
A comunidade de IHC atualmente está bem consolidada no Brasil, e a área de IHC tem se firmado no Brasil no desenvolvimento de pesquisas de qualidade, na formação de profissionais de computação, sendo oferecida nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Sistema de Informação como disciplina optativa ou obrigatória, e também na indústria, com o crescimento da preocupação com a qualidade do sistema para o usuário [Silveira 2007].
O usuário pode ter uma interpretação diferente a cada ação no sistema. A interface é a parte do sistema computacional com a qual o usuário se comunica, ou seja, aquela com a qual ele entra em contato para disparar as ações desejadas do sistema e receber os resultados destas ações, que o usuário então interpreta para em seguida definir sua próximas ações. A este processo de comunicação entre usuário e sistema se dá o nome interação [Preece et al. 1994].

2 comentários:

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