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quarta-feira, 29 de março de 2017

Desafio Nota Máxima - Tecnologias de informação e comunicação

// (ID 246235)
Formação Geral Ensino Superior > Tecnologias de informação e comunicação
50 pontos152 segundos


(Adaptado do ENADE, 2011). O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação.
 cibercultura
Fonte: <https://eduquetec.files.wordpress.com/2012/07/duke.jpg>. Acesso em: 20 dez. 2016.
De acordo com a charge, como pode ser classificada a cibercultura?
  • Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
  • Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
  • Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
  • Valorizou o isolamento dos indivíduos.
  • Incorporou  valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
A alternativa correta é: Incorporou valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Alternativa correta.

// (ID 246234)
Formação Geral Ensino Superior > Tecnologias de informação e comunicação
0 pontos433 segundos

(Adaptado do ENADE, 2008). Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem:
I. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) fornecem a base para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados.
IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
  • As afirmativas I, II e IV estão corretas
  • As afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • As afirmativas I e III estão corretas. 
  • As afirmativas I e IV estão corretas. 
  • As afirmativas II e III estão corretas

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
A alternativa correta é: As afirmativas II e III estão corretas. 
As afirmativas corretas, segundo o ENADE (2008), são:
. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
O objetivo da questão destaca a importância do acesso às TICs como forma de de inserção e ascensão social.
. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) fornecem a base para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados.
Roforça a ideia que as TICS são bases de conhecimento para ambos os setores.
As afirmativas erradas, segundo o ENADE (2008), são:
. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
Porque o direito à informação  está incluído aos demais direitos sociais.
. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
Porque as tecnologias no Brasil  possuem o mesmo desenvolvimento do mundo contemporâneo.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Alternativa incorreta porque a afirmativa I está errada e a III está correta.    

// ENADE 2013 (ID 4854)
Formação Geral Ensino Superior > Tecnologias de informação e comunicação
50 pontos24 segundos

Uma revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão para invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que não, mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim. Empresas como a Google oferecem recompensas para hackers que consigam encontrar maneiras de entrar em seus softwares. Essas companhias frequentemente pagam milhares de dólares pela descoberta de apenas um bug – o suficiente para que a caça a bugs possa fornecer uma renda significativa. As empresas envolvidas dizem que os programas de recompensa tornam seus produtos mais seguros. “Nós recebemos mais relatos de bugs, o que significa que temos mais correções, o que significa uma melhor experiência para nossos usuários”, afirmou o gerente de programa de segurança de uma empresa.
Mas os programas não estão livres de controvérsias. Algumas empresas acreditam que as recompensas devem apenas ser usadas para pegar cibercriminosos, não para encorajar as pessoas a encontrar as falhas.
E também há a questão de double-dipping – a possibilidade de um hacker receber um prêmio por ter achado a vulnerabilidade e, então, vender a informação sobre o mesmo bug para compradores maliciosos.
Disponível em: <http://pcorld.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
Considerando o texto acima, infere-se que:
  • os caçadores de falhas agem de acordo com princípios étios consagrados no mundo empresarial, decorrentes do estímulo à livre concorrência comercial.
  • a maneira como as empresas de tecnologia lidam com a prevenção contra ataques dos cibercriminosos é uma estratégia muito bem-sucedida.
  • o uso das tecnologias digitais de informação e das respectivas ferramentas dinamiza os processos de comunicação entre os usuários de serviços das empresas de tecnologia.
  • os usuários de serviços de empresas de tecnologia são beneficiários diretos dos trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados e premiados pelas empresas.
  • os caçadores de falhas testam os softwares, checam os sistemas e previnem os erros antes que eles aconteçam e, depois, revelam as falhas a compradores criminosos.


// (ID 246225)
Formação Geral Ensino Superior > Tecnologias de informação e comunicação
50 pontos39 segundos

“O surgimento das tecnologias de informação e comunicação e, em especial, a internet, promoveu diversos efeitos e alterações nas relações sociais mais básicas. Assim, a necessidade de pleno acesso e uso da internet acabou por ser elencado, em diversas legislações internacionais e na brasileira, à categoria de direito humano fundamental” (MARCON, 2013, p. 1).
As tecnologias de informação e comunicação são um produto social na medida em que resultam de processos sociais, porque são produzidos por humanos nas suas relações, objetivam o conhecimento socialmente elaborado, e
  • são aplicadas e usadas em sistemas sociais.
  • são aplicadas e usadas em sistemas econômicos.
  • são aplicadas e usadas em sistemas computacionais.
  • são aplicadas e usadas em sistemas internacionais.
  • são aplicadas e usadas em sistemas antissociais.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
A alternativa correta é: são aplicadas e usadas em sistemas sociais.
As tecnologias de informação e comunicação são um produto social na medida em que resultam de processos sociais, porque são produzidos por humanos nas suas relações, objetivam o conhecimento socialmente elaborado, e são aplicadas e usadas em sistemas sociais (Adaptado de FUCHS, 2008).
FUCHS, Christian. Internet and Society. Social Theory in the Information Age. First Edition. New York: Routledge Taylor and Francis Group, 2008.
MARCON, João Paulo Falavinha. O acesso à internet como um direito humano fundamental, perante as legislações internacional e brasileira.  2013. Mundorama, Revista de Divulgação Científica em Relações Internacionais. Disponível em: <http:// www.mundorama.net/2013/03/07/o-acesso-a-internet-como-um-direito-humano-fun damental-perante-as-legislacoes-internacional-e-brasileira-por-joao-paulo-falavinha-marcon/>. Acesso em: 20 dez. 2016.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Alternativa correta.

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