1 -
Uma empresa do ramo alimentício deve controlar a vazão de vapor para seu processo de fabricação de forma que seu sistema receba um montante de 500l/min de vapor, para que possa realizar todas as tarefas sem que ocorra paradas por falta de fluxo.
Avaliando o texto, qual é a melhor forma para resolver este problema?
Assinale a alternativa que melhor indica esta resolução:
2 -
Um processo industrial de fabricação de peças metálicas é composto por três etapas: a primeira dobra uma chapa de metal, a segunda etapa faz alguns cortes nesta chapa, e por fim, a chapa é dobrada de novo para que tome a forma desejada. Estas três etapas possuem três sensores de presença, que indicam que a peça está posicionada corretamente, para que as máquinas atuem sobre ela.
Analisando o texto, o processo a que ele se refere contém quantas entradas e quantas saídas?
3 -
Podemos estruturar qualquer ação por meio da lógica, com o uso de diagrama de blocos, desde a rotina de nosso dia a dia, até o funcionamento do maquinário mais complexo ou de uma espaçonave. Para fazermos isto, utilizamos blocos padronizados, que facilitam a interpretação da lógica.
De acordo com o texto-base, os fluxogramas são formados por blocos padronizados, mas existe ainda um elemento de extrema importância que liga os blocos. Que elemento é este e qual sua função, além de ligar um bloco a outro?
4 -
Uma empresa que apresenta uma linha de fabricação automatizada por meio de sensores e atuadores, criou um fluxograma que estrutura a lógica de funcionamento desta linha, utilizando de diversas sub-rotinas para facilitar a diagramação. A sub-rotina responsável pelo transporte de peças na linha é feita como mostrado na figura.
Avaliando o fluxograma do texto, podemos dizer que o sensor 1 e o sensor 2 indicam que a peça esta para entrar na esteira ou está para sair da mesma, de forma que a esteira pára quando os dois sensores estão acionados. Agora, qual é a função do sensor 3?
5 -
Um processo de fabricação complexo, composto por um extenso chão-de-fábrica e um sistema supervisório, exige a utilização de um CLP para ser controlado, realizando a comunicação de dados entres os níveis de produção. Porém, este processo não pode ser programado por LADDER, visto que sua complexidade é muito grande. Foi determinado que seria então, programado via texto estruturado. Porém, no início da programação, percebeu-se que o algoritmo ficaria extenso e complexo demais.
Avaliando o texto-base e, com os conhecimentos adquiridos nesta unidade, qual seria a melhor solução para tal problema?
Nenhum comentário:
Postar um comentário