Homem, Cultura e Sociedade -U3S4 - Atividade Diagnóstica
(UNIOESTE) “A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.” (SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.)
Considerando o enunciado anterior sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
Considerando o enunciado anterior sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
(UNIPAM) – adaptada) O consumismo, uma forte tendência da sociedade contemporânea, é fruto do capitalismo e da globalização. Em relação a essa prática, é correto afirmar que:
I. O estilo de vida consumista influenciou o comportamento social em países capitalistas desenvolvidos, como também na classe média de vários países em desenvolvimento. A indústria norte-americana do entretenimento, por meio de suas produções cinematográficas e televisivas, acabou por interferir no modo de vida da população mundial, representado na maneira de vestir, na língua, nos hábitos alimentares e tecnológicos.
I. O estilo de vida consumista influenciou o comportamento social em países capitalistas desenvolvidos, como também na classe média de vários países em desenvolvimento. A indústria norte-americana do entretenimento, por meio de suas produções cinematográficas e televisivas, acabou por interferir no modo de vida da população mundial, representado na maneira de vestir, na língua, nos hábitos alimentares e tecnológicos.
II. O desenvolvimento das forças produtivas, propiciado pela globalização, disponibiliza, cada vez mais, no mercado mundial, bens e serviços colocados à disposição dos consumidores em qualquer lugar no planeta, independentemente da renda de cada indivíduo.
III. No sistema capitalista, a produção destina-se à comercialização. Dessa forma, as grandes estruturas comerciais, como, por exemplo, as magazines e os shopping centers , se “estampam” de forte apelo e valor simbólico para fascinar a população de modo geral, instigando-nos a consumir cada vez mais.
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações verdadeiras:
(UFG – adaptada)
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir o lixo em cima de vocês.
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola.
(...)
Renato Russo
O trecho da música "Geração Coca-Cola" evoca uma das principais características do mundo moderno: o consumismo. Julgue os itens seguintes em V (verdadeiro) ou F (falso):
I. ( ) O consumismo caracteriza-se como um comportamento social em que o consumo deixa de ser meio e adquire status de finalidade.
II. ( ) A globalização da economia fez surgir uma nova geografia do consumo: países e regiões com níveis de desenvolvimento econômico distintos consomem produtos e serviços semelhantes.
III. ( ) O modelo de consumo "mundializado" deixa marcas evidentes no espaço das metrópoles, onde proliferam estabelecimentos comerciais de grande porte, como shopping centers, hipermercados etc.
IV. ( ) Os consumidores estão conscientes da ação de consumir e dos impactos ambientais que o consumo provoca, o que os conduz a realizar de forma plena o “consumo sustentável”.
A respectiva ordem de indicações está na alternativa:
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir o lixo em cima de vocês.
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola.
(...)
Renato Russo
O trecho da música "Geração Coca-Cola" evoca uma das principais características do mundo moderno: o consumismo. Julgue os itens seguintes em V (verdadeiro) ou F (falso):
I. ( ) O consumismo caracteriza-se como um comportamento social em que o consumo deixa de ser meio e adquire status de finalidade.
II. ( ) A globalização da economia fez surgir uma nova geografia do consumo: países e regiões com níveis de desenvolvimento econômico distintos consomem produtos e serviços semelhantes.
III. ( ) O modelo de consumo "mundializado" deixa marcas evidentes no espaço das metrópoles, onde proliferam estabelecimentos comerciais de grande porte, como shopping centers, hipermercados etc.
IV. ( ) Os consumidores estão conscientes da ação de consumir e dos impactos ambientais que o consumo provoca, o que os conduz a realizar de forma plena o “consumo sustentável”.
A respectiva ordem de indicações está na alternativa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário