Segurança de Sistemas de Bancos de Dados U2S2 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
A função mais básica do DCL é a concessão de um privilégio, que é realizada por meio da cláusula “GRANT”. O “privilégio” que deve vir a seguir é uma cláusula qualquer. Se for uma cláusula de sistema, o comando concede um privilégio de sistema, e se for uma cláusula de objeto, o comando concede um privilégio de objeto.
Observe o comando a seguir:
GRANT SELECT ON JJ TO MM;
Assinale a alternativa que especifica corretamente o que faz este comando.
Tanto o comando GRANT quanto o comando REVOKE podem ser aplicados não apenas a usuários individuais ou a conjuntos definidos de usuários (estipulados um a um no próprio comando, a que chamamos de “objetos discricionários”), mas também ao que chamamos de “papéis”, que são perfis definidos de antemão.
Observe o comando a seguir:
CREATE ROLE NN AUTHORIZATION PP;
Assinale a alternativa que explica o que realiza este comando.
O módulo funcional DCL permite, por fim, a utilização dos comandos GRANT e REVOKE no que podemos chamar nesta nossa classificação arbitrária de “comandos avançados”. Trata-se dos casos em que os comandos são aplicados para conceder e revogar direitos sobre a criação de elementos no banco de dados ou sobre a administração de elementos do sistema de banco de dados.
Se queremos atribuir um determinado privilégio sobre uma tabela para um usuário com a possibilidade de este usuário estender o privilégio (e somente isso) a outros usuários, precisamos terminar o comando com:
Nenhum comentário:
Postar um comentário