1 -
O processo de criação de um sistema de informação é composto de vários passos, e não haveria como o primeiro passo ser diferente do de bolar a arquitetura do sistema em questão. É por aí, portanto, que vamos começar. Bernus e Schmidt (1998) afirmam que a arquitetura de um sistema de informação é composta pela _______________ desse sistema, seus _________________ e as ______________ entre esses elementos.
Os termos que completam corretamente as lacunas anteriores são, nesta sequência:
2 -
Uma forma de categorizar as linguagens de programação é analisar como elas são tratadas pelos computadores onde são executadas. Existem linguagens de programação que, depois de escritas, são traduzidas para a Linguagem de Máquina, e a partir daí o resultado pode ser executado diretamente, sem a necessidade de programas intermediários. Nesse caso, dizemos que o programa escrito em uma determinada linguagem de programação foi compilado e tem acesso direto ao processador a partir daí. É interessante observar que esse processo de compilação é uma “via de mão única”. Uma vez que o programa escrito em uma linguagem de programação compilável foi de fato compilado, o resultado é um arquivo em linguagem de máquina, e não há como fazer a volta, isto é, não há como gerar o programa original a partir do arquivo em Linguagem de Máquina resultante da compilação.
Marque a alternativa em que a primeira linguagem de programação apresentada é compilada, e a segunda é interpretada:
3 -
Um paradigma é um conjunto de normas (mais formais) e direcionamentos (menos formais) dentro dos quais um determinado assunto é desenvolvido e ações para o desenvolvimento desse assunto são tomadas. De forma simplificada, podemos dizer que um paradigma é a forma de pensamento que rege um determinado assunto. Quando aplicados a linguagens de programação, os paradigmas dizem respeito ao conjunto de normas e objetivos que levaram à criação das linguagens em si. Uma linguagem pode pertencer (e muitas vezes pertence) a mais de um paradigma de programação.
As linguagens ____________ não se preocupam com o modo como um problema será resolvido, mas sim com a declaração do problema em si. Ou seja, essas linguagens se preocupam com o que é o problema.
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna da sentença anterior:
4 -
O Modelo Entidade Relacionamento (MER) une os conceitos de relação qualitativa e relação quantitativa, provendo uma ilustração gráfica que permite identificar os relacionamentos entre dados de forma simples e rápida. Stair e Reynolds (2015) afirmam que o desenvolvimento de diagramas MER ajuda a assegurar que a estrutura lógica da aplicação seja consistente com os relacionamentos entre os dados disponíveis no banco de dados. Em outras palavras, o MER é importante como ferramenta para o desenvolvimento da aplicação, uma vez que auxilia a manter a consistência lógica do sistema de informação sendo desenvolvido.
Assinale a alternativa que contém um exemplo relação 1:n e um exemplo de relação n:n
5 -
A classificação de Ferramentas CASE é um processo arbitrário, empírico, isto é, feito de acordo com as intenções de quem a faz. Uma das classificações mais usadas cataloga as ferramentas de acordo com a fase do desenvolvimento em que são usadas. Coronel, Morris e Rob (2012) descrevem duas categorias: Ferramentas CASE Front-end, que dão apoio às fases de análise, planejamento e design, e Ferramentas CASE Back-end, que dão apoio às fases de codificação e implementação. Essa mesma classificação de fases em que as ferramentas são usadas leva um nome diferente na definição de Silva e Videira (2001), sendo esta segunda a definição mais conhecida e utilizada no mercado até os dias de hoje.
As Ferramentas Integrated-CASE levam esse nome porque:
Caraca tirei ex obrigado :V
ResponderExcluir