Desafio Nota Máxima - Química Inorgânica - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Desafio Nota Máxima - Química Inorgânica

// (ID 8833) 
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Gestão Ambiental
50 pontos262 segundos

A figura abaixo apresenta o processo de logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos. O produto chega ao agricultor via o distribuidor. Após o uso, é de responsabilidade do fabricante o recolhimento. Assim, esse cria a central de recolhimento pela qual a embalagem retorna para a fábrica. Na fábrica, ocorre a decisão se a embalagem será reciclada ou encaminhada para a destinação final.
Logística
Fonte: Lima Filho (et al. 2006).
Refere-se a uma característica da logística reversa a afirmação:
  • Uma empresa deve estar preparada para o chamado 4Rs da logística reversa: Recuperação, Reconciliação, Reparo e Reciclagem.
  • A logística reversa corresponde a todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais, incluindo a destinação final em aterros sanitários.
  • O gerenciamento da logística reversa é popularmente chamado de gerenciamento da cadeia de suprimentos.
  • São exemplos de pós-consumo os erros nos processamentos dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas no funcionamento do produto.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Segundo Ballou (2001) , a missão da logística  é dispor a mercadoria ou o serviço certo , no lugar certo , no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em fornecer a maior contribuição á empresa.
Porém verificar-se que atualmente, a sociedade tem manisfestado uma crescente sensibilidade ecológica , motivada pelos evidentes crimes ambientais quem vem ocorrendo e que exige das empresas maior responsabilidade , no que se refere ao descarte de resíduos no meio ambiente . Para atender a nova exigencia da sociedade, surge um novo ramo da logística reversa , que conforme Leite (2003), é a area da logística empresarial que planeja , opera e controla o fluxo e as informações logístca correspondentes , do retorno dos bens de pós-venda e de pós consumo ao ciclo dos negócios ou ao ciclo produtivo,por meio dos canais de distribuição reversos , agregando-lhes valor de diversas naturezas : ecológico, legal , logístico , de imagem corporativa , entre outros.
Logística Reversa , em sua categorias pós-vendas e pós-consumo e a sua caracterização no meio ambiente empresarial através da pesquisa exploratória e de dados empíricos , apresentando casos de materiais descartados que propocionam retorno econômico às empresas, como tambem das legislações existentes . Essa nova realidade exige posicionamento urgente das empresas quanto à questão da preservação do meio ambiente , tanto no que se refere a penalidade legais , como tambem na construução de uma imagem corporativa positiva perante o mercado consumidor.
Para Staff (2005), o processo da logística reversa tem início quando o produto é consumido e, neste momento, a empresa deve estar preparada para os chamados 4Rs da logística reversa: Recuperação, Reconciliação, Reparo e Reciclagem. A recuperação permite à empresa manter e controlar a saída e a confiabilidade do produto de forma a melhorá-lo no mercado; a reconciliação corresponde à análise dos produtos defeituosos que retornam para empresa, eles são avaliados para determinar o canal de retorno adequado que precisa ser usado, como reparação, reposição, reconstrução ou reciclagem, e se possível, serem novamente enviados ao mercado; o reparo é o tempo de espera do cliente para que o produto seja reparado ou trocado; e a reciclagem é o retorno ao ciclo dos produtos que seriam descartados pelo consumidor e pela indústria de forma que reduzam os custos do processo e abram novas possibilidades.

// KROTON (ID 8819) 
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Gestão Ambiental
0 pontos14 segundos

A indústria da construção civil tem significativa importância para o desenvolvimento sócioeconômico de todos os países. Segundo John (2000), a contribuição da cadeia produtiva da construção civil para o PIB brasileiro é superior a 14,5% (FIESP,1999) e, o setor de edificações, segundo Krüger (1996), representa 2,2% do PIB, no Brasil.:
       A indústria da construção civil faz parte de um macrocomplexo que inclui grandes cadeias produtivas, para se obter construção civil ambientalmente responsável é correto afirmar que:
  • Competitividade, Organização, Riscos e Custos, não são instrumentos que determinam procedimentos ambientalmente responsáveis, somente apresenta importância para o desenvolvimento socioeconômico na construção civil.
  • Os autores afirmam que a água é considerada um recurso renovável devido à sua capacidade de se recompor em quantidade, portanto nenhum procedimento será necessário para que inclua grandes nas cadeias produtivas, para se obter construção civil ambientalmente responsável.
  • A construção civil não necessariamente pode ser indutora desse processo, revelando sua face social, indo ao encontro do sucesso econômico obtido através de uma competitividade lucrativa.
  • O objetivo é analisar os procedimentos Técnicas utilizadas pela construção civil no planejamento e instalação da obra, confrontando os mesmos procedimentos com os princípios de gestão e legislação ambiental.

// ENADE 2011 (ID 100) 
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Química Inorgânica
50 pontos83 segundos

A produção de enzimas, via fermentação em estado sólido por fungos filamentosos, requer condições de umidade que não excedam a capacidade de absorção da matriz e que, ainda assim, sejam compatíveis com as necessidades do microrganismo em relação à atividade de água. Deseja-se preparar um meio para produção de lipases por Penicilliumsp., sendo que esse meio será composto por 80% de farelo de soja (10% de umidade) e 20% de casca de soja (5% de umidade).

Considerando-se uma massa inicial de 400 kg da mistura de farelo e casca de soja, que massa de água deverá ser adicionada para que a umidade final do meio seja de 60%?
  • 546 kg.
  • 600 kg.
  • 910 kg.
  • 364 kg.
  • 510 kg.

// Vunesp (ID 8390) 
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Química Inorgânica
50 pontos59 segundos

(Concurso DCTA / Vunesp - 2013) A reação seguinte é parte do processo de obtenção do chumbo a partir da galena, PbS, seu principal mineral. Utilize-a para responder às questões de números 3.

PbO(s) + CO(g) → Pb(s) + CO2(g)

Com base na reação indicada, afirma-se que o agente redutor e a espécie que sofre redução são, respectivamente,
  • o óxido de chumbo e o Pb2+.
  • o monóxido de carbono e o C4+.
  • o monóxido de carbono e o Pb2+.
  • o óxido de chumbo e o C2+.
  • o óxido de chumbo e o Pb0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad