Sistemas de Computação e de Informação - U4 - Avaliação da Unidade - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Sistemas de Computação e de Informação - U4 - Avaliação da Unidade

1 - Quando olhamos para uma empresa vemos várias coisas que podemos considerar como tendo valor. Por exemplo, sua marca, que é a primeira coisa que lembramos, e que tantas ideias e sentimentos nos provocam, pois são “a cara” da empresa. O valor da marca, muitas vezes é um dos maiores ativos da empresa. Os produtos e/ou os serviços desta empresa são outro aspecto de valor, principalmente quando são reconhecidos por sua qualidade. Contudo, toda empresa tem um valor, digamos, “oculto” que é mais importante que todos os outros, pois é o que possibilita a existência de todos os outros: a inteligência coletiva da empresa, fruto de todos os conhecimentos de seus colaboradores, bem como de seus documentos e dados acumulados ao longo de sua existência. 
O elemento que diferencia “informação” de “conhecimento, segundo Setzer (2015), é:
Escolha uma:
 Correto

2 - A esta altura do campeonato, uma pergunta deve estar começando a fazer barulho na cabeça de muita gente. Algo na linha de: “qual o objetivo principal, isto é, para que serve essa tal de Gestão do Conhecimento? ”. Bem, a resposta é simples, como afirmam North e Kumta (2014): “O objetivo estratégico da Gestão do Conhecimento é converter conhecimento em vantagem competitiva que possa ser medida no sucesso dos negócios. ” (NORTH & KUMTA, 2014, p. 155). 
 Quando afirmamos que a Gestão do Conhecimento busca identificar formas para se converter o conhecimento disponível em sucesso nos negócios, bem como identificar novos conhecimentos necessários para o crescimento da organização, estamos nos referindo aos:
Escolha uma:
 Correto

3 -  Luhn (1958) começa a discorrer sobre Business Intelligence (Inteligência de Negócios) pelo básico: apresenta uma definição de “Inteligência” e pela definição de “Negócio”. O autor apresenta uma definição simples e clara para o termo “Inteligência”: “A capacidade de apreender as inter-relações dos fatos apresentados de forma a orientar a ação para um objetivo desejado” (LUHN, 1958, p. 314). Esta definição atribui à inteligência a capacidade de identificar e analisar as inter-relações entre dados (os fatos), sendo que o resultado desta análise orienta a ação (ou, em outras palavras, possibilita a tomada de decisão) para que se atinja um objetivo qualquer, de interesse do indivíduo dito “inteligente”. 
 Sobre Business Intelligence é correto afirmar que:
Escolha uma:
 Correto

4 - Quando analisamos o termo Data Mart podemos traduzi-lo do inglês para o português assim: “mercearia de dados”. Neste sentido, enquanto o Data Warehouse pode ser imaginado como um enorme armazém, agrupando tudo quanto é tipo de dado, independente do propósito ou da proveniência, o Data Mart pode ser imaginado como uma pequena mercearia especializada em algum dos aspectos de dados disponíveis no Data Warehouse. Esta mercearia vai atender a alguma necessidade específica de análise por parte dos usuários. 

 Observe a sentença a seguir: 

O Data Warehouse tem um foco _______________ (seu objetivo é _______________ e disponibilizar os dados), enquanto o Data Mart tem um foco __________ (seu objetivo é disponibilizar dados que tenham alguma _______________ específica para um grupo dentro da organização).
Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas:
Escolha uma:
 Correto

5 - Em uma tradução livre, a expressão Data Mining significa “mineração de dados”, e em função das ações realizadas sobre os dados, poderíamos também traduzir como “garimpo de dados”. O termo se justifica porque trata-se de um conjunto de mecanismos que visam varrer detalhadamente os dados, combinando-os tentativamente de várias formas com o objetivo de identificar padrões que lhes deem sentido. Neste sentido, assemelha-se à mineração de um terreno em busca de metais ou pedras preciosas, só que no caso o “terreno” é uma enorme massa de dados, e o que há de precioso são os padrões que podem emergir destes dados. 

 Quando dizemos que Data Mining é um processo de negócio, o que queremos dizer é:
Escolha uma:
 Correto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad