O elemento que diferencia “informação” de “conhecimento, segundo Setzer (2015), é:
Escolha uma:
2 - A esta altura do campeonato, uma pergunta deve estar começando a fazer barulho na cabeça de muita gente. Algo na linha de: “qual o objetivo principal, isto é, para que serve essa tal de Gestão do Conhecimento? ”. Bem, a resposta é simples, como afirmam North e Kumta (2014): “O objetivo estratégico da Gestão do Conhecimento é converter conhecimento em vantagem competitiva que possa ser medida no sucesso dos negócios. ” (NORTH & KUMTA, 2014, p. 155).
Quando afirmamos que a Gestão do Conhecimento busca identificar formas para se converter o conhecimento disponível em sucesso nos negócios, bem como identificar novos conhecimentos necessários para o crescimento da organização, estamos nos referindo aos:
Escolha uma:
3 - Luhn (1958) começa a discorrer sobre Business Intelligence (Inteligência de Negócios) pelo básico: apresenta uma definição de “Inteligência” e pela definição de “Negócio”. O autor apresenta uma definição simples e clara para o termo “Inteligência”: “A capacidade de apreender as inter-relações dos fatos apresentados de forma a orientar a ação para um objetivo desejado” (LUHN, 1958, p. 314). Esta definição atribui à inteligência a capacidade de identificar e analisar as inter-relações entre dados (os fatos), sendo que o resultado desta análise orienta a ação (ou, em outras palavras, possibilita a tomada de decisão) para que se atinja um objetivo qualquer, de interesse do indivíduo dito “inteligente”.
Sobre Business Intelligence é correto afirmar que:
Escolha uma:
4 - Quando analisamos o termo Data Mart podemos traduzi-lo do inglês para o português assim: “mercearia de dados”. Neste sentido, enquanto o Data Warehouse pode ser imaginado como um enorme armazém, agrupando tudo quanto é tipo de dado, independente do propósito ou da proveniência, o Data Mart pode ser imaginado como uma pequena mercearia especializada em algum dos aspectos de dados disponíveis no Data Warehouse. Esta mercearia vai atender a alguma necessidade específica de análise por parte dos usuários.
Observe a sentença a seguir:
O Data Warehouse tem um foco _______________ (seu objetivo é _______________ e disponibilizar os dados), enquanto o Data Mart tem um foco __________ (seu objetivo é disponibilizar dados que tenham alguma _______________ específica para um grupo dentro da organização).
Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas:
Escolha uma:
5 - Em uma tradução livre, a expressão Data Mining significa “mineração de dados”, e em função das ações realizadas sobre os dados, poderíamos também traduzir como “garimpo de dados”. O termo se justifica porque trata-se de um conjunto de mecanismos que visam varrer detalhadamente os dados, combinando-os tentativamente de várias formas com o objetivo de identificar padrões que lhes deem sentido. Neste sentido, assemelha-se à mineração de um terreno em busca de metais ou pedras preciosas, só que no caso o “terreno” é uma enorme massa de dados, e o que há de precioso são os padrões que podem emergir destes dados.
Quando dizemos que Data Mining é um processo de negócio, o que queremos dizer é:
Escolha uma:
Nenhum comentário:
Postar um comentário