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quarta-feira, 7 de junho de 2017

ED – Democracia, Ética e Cidadania - Avaliação

ED – Democracia, Ética e Cidadania - Avaliação


Leia o parágrafo que segue:
[...] segundo o levantamento da [Secretaria de Políticas para Mulheres] SPM, as 7.782 vereadoras brasileiras, contabilizadas recentemente, representam 13,5% do total dos cargos correspondentes nas câmaras municipais. A parcela masculina é de 49.825 integrantes, 86,5% do núcleo analisado. (Trecho retirado de PORTAL BRASIL. Cidadania e Justiça. Mulheres ainda têm baixa representatividade na política, diz especialista. Edição Online 2016. Brasília - DF, 30 de agosto de 2016. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/07/mulheres-ainda-tem-baixa-representatividade-na-politica-diz-especialista>. Acesso em: 16 dez. 2016)
De acordo com os dados deste trecho da reportagem, é possível afirmar que:
Escolha uma:




O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O benefício integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. O programa possui três eixos principais: a transferência de renda, as condicionalidades e as ações e os programas complementares. (BRASIL. PORTAL BRASIL. Cidadania e Justiça. Bolsa Família beneficia mais de 13 milhões famílias de baixa renda. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/04/bolsa-familia-beneficia-mais-de-13-mi-familias-de-baixa-renda>. Acesso em: 14 fev. 2017)

Associe os três eixos principais do programa Bolsa Família, relacionados na coluna da esquerda, com as suas respectivas descrições, apresentadas na coluna da direita.




I. Transferência de renda.
II. Condicionalidades.
III. Ações e programas complementares.


1. Objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
2. Objetiva o combate mais imediato à pobreza.
3. São as exigências do programa para que a família receba o benefício. De acordo com fontes oficiais do governo, reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.



Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação. 
Escolha uma:




Leia o parágrafo abaixo:

O Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, de acordo com a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, adotada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2003, e ratificada pelo Brasil, em 2006, é composto pelas práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto aos instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu Patrimônio Cultural. (BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio da Humanidade. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes218>. Acesso em: 5 dez. 2016)  

Assinale a alternativa que corretamente apresenta um “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, no Brasil.

I. Centro histórico de Salvador – Bahia.
 II. Plano piloto de Brasília – Distrito Federal.
 III. Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi.
É correto o que se afirma em: 
Escolha uma:



A expressão que corresponde à principal característica da democracia é: 
Escolha uma:


Leia o trecho abaixo:

A democracia é entendida como um regime político que melhor protege e promove os direitos humanos. É definida, ainda, como regime fundado na soberania popular, na separação e desconcentração de poderes, com pleno respeito aos direitos humanos.
(...)
Direitos Humanos são aqueles direitos comuns a todos os seres humanos, sem distinção de raça, nacionalidade, sexo, etnia, orientação sexual, nível sócio-econômico, religião, instrução, opinião política e julgamento moral, e que têm como pressuposto fundamental e, óbvio, o direito à vida. Decorrem do reconhecimento da dignidade intrínseca a todo ser humano e diferem dos outros direitos do cidadão (embora estes estejam aí incluídos em grande parte) porque os direitos humanos extrapolam as condições legais e as fronteiras, as quais definem cidadania e nacionalidade. (SANTOS, Boaventura de Souza. Democracia, direitos humanos e globalização. Revista espaço Acadêmico. Nº 64. Setembro 2006. Disponível: <https://www.espacoacademico.com.br/064/64pena.htm>. Acessado em 11 jan. 2017)

Sobre a democracia e os direitos humanos, marque V para verdadeiro ou F para falso:

(  ) O direito à vida é um pressuposto dos direitos humanos.
(  ) Os direitos humanos devem ser garantidos em um regime democrático.
(  ) O direito ao voto (um direito político) é delimitado por algumas condições legais e de fronteiras, diferentemente do que ocorre com os direitos humanos, os quais não dependem da nacionalidade, por exemplo.
( ) Os ideais de igualdade e liberdade sempre serão incompatíveis com a democracia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:




Assumir um papel de cidadão é, além de combater à corrupção, ter uma postura ética e um comportamento de responsabilidade social que fomente atitudes cada vez mais sensíveis às necessidades coletivas e às demandas sociais do grupo, segmento ou organização à qual pertencemos.
 Analise os itens que seguem, refletindo sobre as medidas de combate à corrupção e à deterioração da ética
I. O controle social, entendido aqui como o controle de diferentes setores sociais sobre as ações do Estado e dos governos, é importante para o combate à corrupção.
      II. As punições para os políticos corruptos devem ser cada vez mais severas, podendo ser definidas por qualquer cidadão.
      III. A ação do político que busca atender a interesses próprios utilizando recursos púbicos é legal.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:




Constituição Federal de 1988, em seu artigo 216, ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a nominação Patrimônio Histórico e Artístico por Patrimônio Cultural Brasileiro. (BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Cultural. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes218>)
Essa alteração incorporou ao conceito de patrimônio a ideia de:
Escolha uma:



Leia o parágrafo:

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." Esta definição está de acordo com a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em março de 2006. (BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Imaterial. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes234>. Acesso em: 05 dez. 2016)

O termo “salvaguarda” se fundamenta na/no:
Escolha uma:


A _______________constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera-se, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio da participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de patrimônio cultural. (BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/343> . Acesso em: 5 dez. 2016)
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do parágrafo apresentado.
Escolha uma:
 







O [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] - IPHAN zela pelo cumprimento dos marcos legais, efetivando a gestão do Patrimônio Cultural Brasileiro e dos bens reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade (...). Nesse contexto, o IPHAN constrói, em parceria com os governos estaduais, o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, com uma proposta de avanço disseminada de maneira contínua para os estados e municípios em três eixos. (BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Cultural. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes218>. Acesso em: 5 dez.2016)
Associe os três eixos de atuação do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, relacionados na coluna da esquerda, com as suas respectivas funções institucionais, apresentadas na coluna da direita.



I. Coordenação
II. Regulação
III. Fomento

1. Desenvolvimento de conceituações comuns, princípios e regras gerais de ação que objetivam a preservação do patrimônio.
2. Criação de um sistema de financiamento e incentivos direcionados ao fortalecimento institucional, estruturação de sistema de informação de âmbito nacional e consolidação das execuções.
3. Definição de instância(s) coordenadora(s) para garantir ações articuladas e mais efetivas entre cidades, estados e Governo Federal.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Escolha uma:
 


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