Desafio Nota Máxima - Simulado Diagnóstico - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Desafio Nota Máxima - Simulado Diagnóstico

// ENADE_2005 (ID 507)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E LÓGICA MATEMÁTICA
0 PONTOS32 SEGUNDOS

Considere a estrutura de dados PILHA, denominada P_ENADE, inicialmente vazia, suportando três operações básicas, conforme definidas no Quadro I, e a sequência de operações descritas no Quadro II.


Após a execução da última operação Push(P_ENADE, Top(P_ENADE)), qual será o elemento de topo da pilha P_ENADE?
  • PR

  • DF

  • RJ

  • SP

  • MG


// (ID 1217)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
0 PONTOS132 SEGUNDOS

A execução de duas transações, Ti e Tj , em um banco de dados, é serializável se produz o mesmo resultado para a execução serial de qualquer intercalação de operações dessas transações (Ti seguida de Tj ou Tj seguida de Ti ). O uso de bloqueios (locks) é uma maneira de se garantir que transações concorrentes sejam serializáveis. A tabela acima mostra informações relativas as três transações, T1 , T2 e T3 , que operam sobre dois dados compartilhados, A e B, e utilizam bloqueios para controle de concorrência. Com relação às transações T1 , T2 e T3, julgue os itens seguintes.
I O conjunto (T1 , T2 ) não é serializável, e há o perigo de ocorrer deadlock durante a execução concorrente dessas transações.
II O conjunto (T1 , T3 ) não é serializável, mas não há o perigo de ocorrer deadlock durante a execução concorrente dessas transações.
III O conjunto (T2 , T3 ) é serializável, e não há o perigo de ocorrer deadlock durante a execução concorrente dessas transações.
Assinale a opção correta.
  • Apenas os itens II e III estão certos.
  • Todos os itens estão certos.
  • Apenas um item está certo.
  • Apenas os itens I e II estão certos.
  • Apenas os itens I e III estão certos.

// ENADE 2005 (ID 1304)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E LÓGICA MATEMÁTICA
0 PONTOS22 SEGUNDOS

O estudo de dimensionamento e de desempenho de redes de comunicação é uma ciência que usa constantemente os resultados da teoria de filas. Nesse tipo de análise, é comum a adoção de modelos de filas M/M/1 para a análise de enlaces de roteadores e comutadores. Nesse tipo de modelo, a chegada de pacotes para transmissão e a transmissão deles são processos de Poisson. Assim, as características da fila que se forma em cada enlace podem ser determinadas em função da taxa de chegada (tempo médio decorrido entre a chegada de pacotes sucessivos encaminhados para transmissão pelo enlace) e da taxa de serviço (tempo médio para transmissão de um pacote). Acerca do modelo M/M/1 aplicado ao estudo de capacidade e desempenho de enlaces de redes, por comutação de pacotes, assinale a opção correta.
  • O modelo M/M/1 apresenta instabilidade numérica sempre que a taxa de chegada for próxima de zero.
  • Quando a taxa de chegada é menor que a taxa de serviço, pode-se esperar que o número médio de pacotes na fila seja igual a zero.
  • Caso a taxa de chegada seja maior que a taxa de serviço (taxa de saída), conclui-se que o enlace está subdimensionado e haverá perda de pacotes.
  • A taxa de serviço é independente do tamanho do pacote.
  • Em um roteador com múltiplos enlaces, a taxa de chegada para cada enlace é igual ao somatório das capacidades de todos os enlaces dividido pelo número de enlaces do roteador.

// KROTON (ID 7673)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
0 PONTOS28 SEGUNDOS

Com relação aos instrumentos de coleta de dados na pesquisa qualitativa, destacam-se como os mais utilizados
  • a observação participante e grupos focais.
  • o questionário e o levantamento.
  • a observação participante e o questionário.
  • o estudo de caso e o questionário.
  • o experimento e o questionário.

// ENADE_2008 (ID 344)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E LÓGICA MATEMÁTICA
0 PONTOS475 SEGUNDOS

As duas figuras abaixo mostram uma representação da Terra iluminada pelo Sol. As duas figuras correspondem ao 1.º dia do verão no hemisfério sul. A primeira foi obtida às 9 h da manhã com relação ao meridiano de Greenwich (GMT – Greenwich Mean Time). A segunda imagem foi obtida três horas depois, ou seja, ao meio-dia (GMT). As imagens podem ser usadas para se determinar o horário do amanhecer e do pôr-do-sol em qualquer cidade do mundo. Nas figuras, foi introduzido um sistema de coordenadas cartesianas, no qual a linha do Equador é representada pelo  eixo  dos  x  (dado  em  graus)  e  o  meridiano  de Greenwich, pelo eixo dos y (também dado em graus), de modo que y = +90 no pólo norte e y = !90 no pólo sul.
IMG
Internet: <www.fourmilab.ch/cgi-bin/Earth> (com adaptações).
Considere que t seja o tempo, em horas, de modo que t = 0 corresponda ao meio-dia (GMT). Escolha a opção que descreve o modelo mais preciso do deslocamento da curva que separa a área iluminada da região de sombra na Terra, no dia representado nas figuras.
  • y = 90 cos(x + 24 t)
  •  y = 90 sen(x – 24 t)
  • y = 75 cos(x + 15 t)
  • y = 75 sen(x – 24 t)
  • y = 75 sen(x + 15 t)

// KROTON (ID 8743)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
0 PONTOS31 SEGUNDOS

 Analise o fluxograma / algoritmo abaixo:
 A estrutura corresponde:
  • A estrutura SEQUENCIAL
  • A estrutura de REPETIÇÃO
  • A estrutura CONDICIONAL SIMPLES
  • A estrutura CONDICIONAL COMPOSTA
  • A estrutura CONDICIONAL ENCADEADA

// (ID 8786)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > EXPRESSÃO GRÁFICA E CAD
0 PONTOS57 SEGUNDOS

( Prova: FCC - 2009 - TJ-PI - Analista Judiciário - Arquitetura / Arquitetura / Hidrossanitário; )
Analisando o desenho isométrico e a planta do projeto executivo de instalações hidrossanitárias dos sanitários abaixo, é correto afirmar:

  • Estão representadas partes de cinco redes do sistema: esgoto, águas servidas, ventilação do esgoto, água fria e águas pluviais.
  • A rede de água não potável alimentará os lavatórios e a de águas de reuso alimentará os ramais de descarga de bacias sanitárias.
  • Os ralos secos e sifonados estão separados para integrar o sistema de reuso de águas de esgoto cinza.
  • Os ramais primários e secundários de esgoto deverão ter caimento mínimo para escoar por gravidade até a rede coletora.
  • O sistema de ventilação de esgoto será feito por meio de válvulas de admissão de ar para a ventilação dos ramais.

// (ID 6)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > MATEMÁTICA E MÉTODOS NUMÉRICOS
0 PONTOS206 SEGUNDOS

Ao pesquisar os efeitos da temperatura na saída de um dado sistema, um engenheiro obteve a relação mostrada no gráfico abaixo. O modelo que descreve matematicamente essa relação é importante para que o engenheiro consiga desenvolver um sistema de compensação da temperatura e, com isso, minimizar os seus efeitos.

Influência da temperatura na saída do sistema
01

De posse do resultado apresentado, analise as afirmações que se seguem.
I. O efeito da temperatura na saída do sistema pode ser representado aproximadamente por uma função  linear.
II. O efeito da temperatura na saída do sistema apresenta derivada predominantemente positiva e constante.
III. O efeito da temperatura na saída do sistema pode ser representado por uma função do tipo f(x) = ax + b.
IV. O efeito da temperatura pode ser representado por uma expressão analítica, em que seus parâmetros podem ser  estimados pelo método dos mínimos quadrados, utilizando-se apenas dois pontos quaisquer do gráfico.

É correto apenas o que se afirma em:
  • I, II e III.
  •  I, III e IV.
  • I e II.
  • II e IV.
  • III e IV.

// KROTON (ID 8594)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
0 PONTOS87 SEGUNDOS

Em um escritório, há dois porta-lápis: o porta-lápis A, com 10 lápis, dentre os quais 3 estão apontados, e o porta-lápis B, com 9 lápis, dentre os quais 4 estão apontados.
449
Um funcionário retira um lápis qualquer ao acaso do porta-lápis A e o coloca no porta-lápis B. Novamente ao acaso, ele retira um lápis qualquer do porta-lápis B.

A probabilidade de que este último lápis retirado não tenha ponta é igual a:
  • 0,52
  • 0,42
  • 0,64
  • 0,57

10 // KROTON (ID 8348)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
0 PONTOS7 SEGUNDOS

Seja  uma função real diferenciável tal que

Assinale a alternativa correta para (x) sabendo que (0) = 1.

11 // (ID 5915)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > FÍSICA: MECÂNICA
0 PONTOS4 SEGUNDOS

Assinale a alternativa CORRETA:    

Uma partícula se desloca de acordo com a função begin mathsize 14px style S open parentheses t close parentheses equals t to the power of 4 plus 2 t squared minus 4 end style, sendo "S" dado em metros e "t" dados em segundos.

Com base nas informações disponíveis assinale a alternativa que apresenta o valor correto da velocidade da partícula após 2 segundos.
  • 24 space bevelled m over s
  • 28 space bevelled m over s
  • 16 space bevelled m over s
  • 20 space bevelled m over s

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Resolução:
Para t=2s, teremos
 begin mathsize 14px style S open parentheses 2 close parentheses equals 2 to the power of 4 plus 2.2 squared minus 4 space equals 16 plus 8 minus 4 equals 20 bevelled fraction numerator space m over denominator s end fraction end style,

12 // KROTON (ID 8270)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > FÍSICA: ENERGIA
0 PONTOS7 SEGUNDOS

O corpo da figura abaixo pode girar em torno de um eixo que passa por O e é perpendicular ao papel e esta submetida a três forças: FA= 10 N no ponto A, a 8,0 m de O; FB= 16 N em B, a 4,0 m de O; e FC= 19 N em C, a 3,0 m de O. Qual o torque resultante em relação a O?

  • 14,0 N.m
  • 19,0 N.m
  • 12,0 N.m
  • 16,0 N.m
  • 17,0 N.m

13 // ENADE_2005 (ID 492)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > FÍSICA: ELETROMAGNETISMO
0 PONTOS36 SEGUNDOS

Em um laboratório de Máquinas Elétricas de 20 m2 de área, a tensão máxima disponível é 440 V. Para prevenir o risco de choques elétricos, emprega-se um tapete eletricamente isolante, que cobre todo o chão da sala. A espessura deste tapete foi calculada por um especialista considerando a corrente máxima permitida igual a 1 mA . A resistência do homem é desprezada e a área de contato do usuário com o tapete foi arbitrada em 1000 cm2. O isolante empregado apresenta resistividade igual a 4,4 x 108 Ω.cm e massa específica igual a 2g/cm3. Qual a massa, em kg, deste tapete?
  • 40
  • 4
  • 4000
  • 400
  • 44

14 // ENADE_2008 (ID 167)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > FENÔMENOS DE TRANSPORTE
0 PONTOS10 SEGUNDOS

Considere um sistema de bombeamento de fluidos utilizando uma bomba centrífuga acionada por um motor elétrico. A curva de desempenho da bomba é um dado fornecido pelo fabricante, que relaciona a vazão do fluido bombeado (Q) com a pressão (H) fornecida pela bomba ao fluido, para uma dada velocidade de rotação da bomba (N).
A curva de carga do sistema relaciona a vazão com a pressão requerida para bombear o fluido, sendo composta por duas parcelas. A primeira é a parcela estática Hest , decorrente do desnível da instalação e da pressão da coluna de líquido a ser bombeado. A segunda é a parcela dinâmica, decorrente das perdas de carga associadas ao escoamento do fluido pela tubulação.
No gráfico acima são apresentadas as curvas de desempenho da bomba operando com uma rotação N1 e a de carga do sistema para uma instalação. A vazão de operação do sistema, Q1, é determinada pela interseção entre as curvas. Quando a bomba passa a operar em uma velocidade de rotação diferente, N2, as seguintes expressões de correção podem ser utilizadas para definir o novo ponto de operação (Q2, H2):
Analisando as curvas, e tendo em vista as relações para variação de velocidade da bomba, considere as afirmações a seguir.
Com base no exposto acima, conclui-se que
  • a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • as duas afirmações são falsas.
  • as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  • a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

15 // KROTON (ID 247858)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > MECÂNICA DOS SÓLIDOS
0 PONTOS7 SEGUNDOS

Considere uma viga de peso 200 N submetida a um carregamento distribuído uniformemente, como mostra a figura.
barra 1
Fonte: o autor.

Sabendo que a viga é homogênea e não verga, determine as reações nos suportes A e B.
  • 238 N e 422 N.
  • 325 N e 116 N.
  • 150 N e 280 N.
  • 120 N e 150 N.
  • 250 N e 150 N.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
O DCL da barra:
apresentação 1
Fonte: o autor.
Em carga uniformemente distribuída, a área do retângulo fornece a força resultante: 200 x 1 = 200 N. O centroide é o próprio ponto médio do segmento AM, ou seja, a 0,5 m de A. Logo, o conjunto de equações, e considerando o momento relativamente a extremidade A, é:
N subscript A plus N subscript B equals space 400 space N
2 cross times N subscript B minus 200 cross times 1 comma 0 minus 200 cross times 0 comma 5 equals 0 rightwards arrow N subscript B equals 150 space N space
N subscript A plus 150 space equals space 400 rightwards arrow N subscript A equals 250 space N space

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • O DCL da barra:
    apresentação 1
    Fonte: o autor.
    Em carga uniformemente distribuída, a área do retângulo fornece a força resultante: 200 x 1 = 200 N. O centroide é o próprio ponto médio do segmento AM, ou seja, a 0,5 m de A. Logo, o conjunto de equações, e considerando o momento relativamente a extremidade A, é:
    N subscript A plus N subscript B equals space 400 space N
2 cross times N subscript B minus 200 cross times 1 comma 0 minus 200 cross times 0 comma 5 equals 0 rightwards arrow N subscript B equals 150 space N space
N subscript A plus 150 space equals space 400 rightwards arrow N subscript A equals 250 space N space

16 // UNIASSELVI (ID 6129)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > ELETRICIDADE APLICADA
0 PONTOS9 SEGUNDOS

Sobre os conceitos e aplicações dos transformadores elétricos, qual é a finalidade da laminação no núcleo dos transformadores?
  • Diminuir o fluxo disperso.
  • Diminuir as perdas por correntes parasitas.
  • Permitir que o óleo dos transformadores circule melhor, proporcionando melhor ventilação.
  • Diminuir as correntes de curto-circuito entre as bobinas e o núcleo.

17 // VUNESP (ID 8410)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > QUÍMICA INORGÂNICA
0 PONTOS48 SEGUNDOS

Quando 1 mol de hidróxido de potássio reage com 1 mol de ácido fosfórico e 1 mol da mesma base reage com 1 mol de ácido sulfúrico, obtém-se, respectivamente,
  • KH2POe KHSO4
  • K2HPOe K2SO4
  • KHPO3 e K2SO4
  • K2HPOe KHSO3
  • K3POe K2SO3

18 // KROTON (ID 8863)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
0 PONTOS23 SEGUNDOS

Processos de deformação plástica em metais dúcteis costumam provocar aumentos de dureza e resistência, em um efeito conhecido como encruamento ou endurecimento por trabalho a frio. Nessa perspectiva, afirma-se que o encruamento
  • não provoca modificações na resistência à corrosão do material.
  • provoca um maior efeito no limite de escoamento do que na resistência mecânica do material.
  • é irreversível em qualquer material.
  • não provoca modificações na ductilidade do material.
  • não provoca modificações na condutividade elétrica do material.

19 // KROTON (ID 8965)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
0 PONTOS23 SEGUNDOS

A Teoria Econômica analisa, de forma simplificada, o funcionamento de um sistema econômico, utilizando um conjunto de suposições e hipóteses acerca do mundo real, procurando obter as leis que o regulam. Ela divide-se em dois grandes grupos: macroeconomia e microeconomia. Do que trata a microeconomia?

  • Trata do comportamento das firmas e dos indivíduos ou famílias, preocupando-se com a formação dos preços e o funcionamento do mercado de cada produto individual.
  • Todas as afirmações acima estão dentro da área de estudo da microeconomia.
  • Trata dos agregados nacionais, estuda o funcionamento do conjunto da economia de um país, envolvendo o nível geral dos preços, formação da renda nacional etc.
  • Trata do estabelecimento de incentivos para a microempresa através da simplificação de suas obrigações administrativas, previdenciárias e creditícias e pela eliminação ou redução destas por meio de Lei.

20 // KROTON (ID 7684)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO
0 PONTOS22 SEGUNDOS

Para a elaboração do Mapa de Riscos, convencionou-se atribuir uma cor para cada tipo de risco e representa-lo em círculos com diferentes tamanhos (grande, médio e pequeno), que evidenciam o:
  • Tipo de Ocorrências;
  • Local a ser sinalizado.
  • Grau de Riscos;
  • Locais dos Acidentes;
  • Local de maior incidência das ocorrências;

21 // KROTON (ID 8722)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > GESTÃO AMBIENTAL
0 PONTOS53 SEGUNDOS

Diversos condomínios têm utilizado uma fórmula bastante simples para economizar água: a instalação de medidores individuais nas respectivas unidades familiares, de forma que cada uma pague exatamente por aquilo que consumiu. O mais interessante quando se olham as estatísticas, porém, é observar que o gasto global tenha caído de modo consistente onde quer que a fórmula tenha sido implementada, e não apenas a conta individual de um ou outro condômino. Tomando por base nossas aulas, tal situação pode encontrar explicação:

I. No que ficou conhecido como ‘tragédia dos comuns’ que é quando algo não tem dono, ou seja, não tem propriedade definida, não costumamos atribuir valor a esse bem e, em conseqüência, não nos preocupamos em mantê-lo ou poupá-lo.
II. Na ‘Tragédia de Antares’ em referência a que, de tempos em tempos a humanidade é acometida de uma grande tragédia, ocasionada por fenômenos naturais como terremotos, vulcões, maremotos, incêndios florestais, enchentes, que levam as pessoas a controlar e racionalizar o uso de recursos naturais.
III. No que se convencionou chamar de ‘Tragéria dos Raros’ que é quando algum produto ou serviço que tem sua origem em recursos naturais passa a ser disputado por uma parcela maior da população.

Em relação a uma possível explicação para a iniciativa generalizada pelo uso racional da água:
  • A descrição I é INCORRETA
  • Todas as definições estão corretas
  • Somente a descrição I está correta.
  • Estão corretas as descrições I e II

22 // (ID 4784)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > POLÍTICAS PÚBLICAS
0 PONTOS19 SEGUNDOS

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo e publicado em 11 de abril de 2009, com base em dados de 2008, revela que o índice de homicídios por 100 mil habitantes no Brasil varia de 10,6 a 66,2. O levantamento inclui dados de 23 estados e do Distrito Federal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), áreas com índices superiores a 10 assassinatos por 100 mil habitantes são consideradas zonas epidêmicas de homicídios.
Análise da mortalidade por homicídios no Brasil. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u549196.shtml>.Acesso em: 22 ago. 2010.
A partir das informações do texto e do gráco acima, conclui-se que:
  • A taxa de homicídios por 100 mil habitantes do estado da Bahia, em 2008, supera a do Rio Grande do Norte em mais de 100%.
  • Roraima é o estado com menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes, não se caracterizando como zona epidêmica de homicídios.
  • O número total de homicídios em 2008, no estado da Paraíba, é superior ao do estado de São Paulo.
  • Os estados que não divulgaram os seus dados de homicídios encontram-se na região Centro-Oeste.
  • A média aritmética das taxas de homicídios por 100 mil habitantes da região Sul é superior à taxa média aproximada do Brasil. 

23 // (ID 3782)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA
0 PONTOS40 SEGUNDOS

“Crime contra Índio Pataxó comove o país [...] Em mais um triste “Dia do Índio”, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília [...]. Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, [...] parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,’ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte - HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje”.
Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997.

A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:
  • Expressar os interesses particulares da juventude.
  • Estabelecer os rumos norteadores de comportamento.
  • Manifestar os ideais de diversas classes econômicas.
  • Seguir as atividades permitidas aos grupos sociais.
  • Fornecer soluções por meio de força e autoridade.

24 // KROTON (ID 246970)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO
0 PONTOS39 SEGUNDOS

O termo multiculturalismo se refere a uma pluralidade cultural que convive de forma harmônica. O termo costuma ser utilizado em alguns estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. 
Pergunta:

No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças - negra, branca, índia - cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa “quase reciprocidade cultural”. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro.

Por que

O multiculturalismo apresenta muitas variantes culturais de povos com histórias diferentes, mas também por um tipo de homogeneidade que acontece gradualmente embora de forma constante. Sem dúvida, este tipo de processo se aprofundará no futuro.
  
 Alternativas:
  • A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda falsa.
  • As duas afirmativas são falsas.
  • As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • A primeira é uma afirmativa falsa, e a segunda, verdadeira.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Conforme Silva e Bradim, o multiculturalismo critico levanta a bandeira da pluralidade de identidades culturais,a heterogeneidade como marca de cada grupo e opõe-se á padronização e uniformização definidas pelos grupos dominantes. Celebrar o direito á diferença nas relações sociais como forma de assegurar a convivência pacifica e tolerante entre os indivíduos caracteriza o compromisso com a democracia e a justiça social, em meios às relações de poder em que tais diferenças são construídas. Conceber, enfim, o multiculturalismo numa perspectiva critica e de resistência pode contribuir para desencadear e fortalecer ações articuladas a uma pratica social cotidiana em defesa da diversidade cultural, da vida humana, acima de qualquer forma discriminatória, preconceituosa ou excludente. (2008, p.64)

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • resposta correta.

25 // (ID 12)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > RESPONSABILIDADE SOCIAL
0 PONTOS24 SEGUNDOS

A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países.
O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementosfundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta, grande extensão de terras cultiváveis, diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
  • A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
  • A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
  • A preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica adesaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
  • A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitossocioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
  • O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.

26 // (ID 5)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
0 PONTOS39 SEGUNDOS

A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de troca de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. [...] A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos ténicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos. A liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a mútiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.
LEVY, P. Revoluçã virtual. Folha de S. PauloCaderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da internet abriram novasperspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:
  • Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
  • Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
  • Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
  • Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
  • Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.

27 // (ID 49985)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICA INTERNACIONAL
0 PONTOS51 SEGUNDOS

Considerando-se a ação governamental no modelo de industrialização orientada para as exportações, é correto afirmar que:
  • Prescinde de formas de intervenção econômica e concentra-se na proteção da livre iniciativa, da competição e dos fluxos de comércio e de investimento.
    • É de grande alcance, envolvendo o apoio ao desenvolvimento da infraestrutura, a concessão de incentivos fiscais e creditícios, o financiamento da produção e das exportações e investimentos em educação e qualificação profissional.
    • É limitada em razão do protagonismo central dos agentes econômicos privados nacionais e estrangeiros atuantes na atividade exportadora na realização de investimentos produtivos e em relação aos fatores que garantem competitividade nos mercados internacionais.
  • É semelhante à desenvolvida no modelo de substituição de importações na medida em que está centrada na aplicação de instrumentos tarifários e incentivos à produção.
  • É de caráter subsidiário e envolve fundamentalmente a promoção de marcos políticos, jurídicos e institucionais favoráveis aos investimentos e à atividade econômica.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Neste modelo há fortes subsídios do Estado nesta atividade. Mas como há exposição à concorrência internacional, há investimentos, inovação, financiamento, capacitação profissional, etc. Seu alcance é grande em razão de o Estado difundi-lo em diversos setores (ex. Tigres Asiáticos). Não há uso de tarifas, mas sim de estímulos à exportação.

28 // KAREN ROBERTA MORIGGI (ID 26761)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E AVANÇOS TECNOLÓGICOS
0 PONTOS23 SEGUNDOS

Desde a Grécia Antiga até o movimento da Ciência Tecnologia e Sociedade - CTS, identificam-se fatos históricos significativos que contribuíram para que hoje possamos vivenciar uma era em que os desenvolvimentos científicos, técnicos e sociológicos estão cada vez mais relacionados.

Considerandos esses fatos históricos, na coluna 2, e os seus respectivos períodos, na coluna 1,relacione uma coluna à outra:
Coluna 1Coluna 2
I - Grécia Antiga1 - foi um marco alterando o rumo da humanidade, descobertas transformam a forma como o homem explica a si mesmo e ao mundo.
II - Revolução científica2 - período que se condena a especulação científica; Tentativa de conciliar razão e fé.
III - Renascimento3 - neste período ocorre uma ruptura com as formas medievais de visão de mundo, a sociedade se volta à investigação empírica e experimentação.
IV - Idade média4 - temos os criadores da Filosofia, passaram a ter como base a Luz da razão para explicar os fatos e fenômenos da época, marcando a uma distinção em relação explicação mitológica existente até então.

Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
  • I - 4;II - 1;III - 3;IV - 2
  • I - 2;II - 4;III - 1;IV - 3
  • I - 2;II - 3;III - 1;IV - 4
  • I - 1;II - 3;III - 4;IV - 2
  • I - 3;II - 4;III - 2;IV - 1

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Grécia Antiga (séculos VII e VI a.C.): temos os criadores da Filosofia, passaram a ter como base a Luz da razão para explicar os fatos e fenômenos da época, marcando a uma distinção em relação explicação mitológica existente até então.
Idade média: Período que se condena a especulação científica; Tentativa de conciliar razão e fé.
Renascimento (séculos XV e XVI): Apesar de ainda persistirem explicações dogmáticas há fatos e fenômenos da natureza, neste período ocorre uma ruptura com as formas medievais de visão de mundo, a sociedade se volta à investigação empírica e experimentação.
Revolução científica (século XVII): foi um marco alterando o rumo da humanidade, descobertas transformam a forma como o homem explica a si mesmo e ao mundo. Neste momento histórico a ciência se difere da filosofia com métodos específicos, etapas de investigação, observações, experimentação, mensuração, rigor científico.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Parabéns, você acertou!

29 // (ID 22268)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > CULTURA E ARTE
0 PONTOS12 SEGUNDOS

Cada época histórica define diferentemente o que seja arte. De tal forma que a compreensão das características associadas ao fazer artístico variam ao longo do tempo. Na antiguidade clássica associava-se a arte a:  
  • Uma atividade desregrada.

  • Uma habilidade especial.

  • Inspiração divina.

  • Inspiração humana.


30 // (ID 22307)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > VIDA URBANA E RURAL
0 PONTOS31 SEGUNDOS

Ao falar de diferenciação do urbano e rural, tratamos de um processo histórico, e não um fato isolado ou uma mudança repentina e imediata. Este processo, na verdade, é decorrente de um acontecimento histórico, responsável pela mudança social mundial em face do capitalismo.

Assinale a alternativa que apresenta qual foi este acontecimento histórico:
  • Revolução Americana.
  • Revolução Industrial.
  • Revolução Francesa.
  • Reforma Religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad