1. Nos anos 2000 houve um grande salto no desenvolvimento da gestão de projetos, que se tornou mais profissional e menos intuitiva. Qual foi o principal avanço na gestão de projetos nos anos 2000, se compararmos com aquilo que era feito na década de 1990?
a) Na década de 1990 foram desenvolvidos os primeiros guias em gestão de projetos, enquanto que nos anos 2000 os avanços foram focados em atingir os resultados de um projeto com mais eficiência.
2. Por vários motivos, projetos e atividades rotineiras não podem ser confundidos. Qual das alternativas a seguir expressa essa diferença?
d) Enquanto os projetos são encerrados quando suas metas são alcançadas, as atividades rotineiras não têm prazo para serem encerradas.
3. Na gestão de projetos, o que são os stakeholders?
c) São as pessoas que de alguma forma serão afetadas ou afetarão o projeto, incluindo: patrocinadores, fornecedores, equipe de trabalho envolvida, membros do alto escalão da empresa e o público externo em geral.
4. Em qual fase do ciclo de vida de um projeto acontece a maior quantidade de falhas?
b) Na fase do planejamento.
5. Aos elementos de sucesso que compunham a tripla restrição (ou triângulo de ferro), foram acrescentados outros fatores que precisam ser analisados para sabermos se um projeto foi bem-sucedido. Quais fatores contribuem para o sucesso em projetos?
a) Eficiência, impacto no cliente, impacto na equipe, sucesso comercial e preparação para o futuro.
6. Com relação ao alcance do sucesso em um projeto, podemos dizer que:
b) O sucesso comercial de um projeto consegue ser medido antes da preparação para o futuro que o projeto trouxe.
7. Dentre os diversos modelos relacionados às boas práticas de gestão de projetos, alguns são abrangentes e podem ser adotados em diversos países do mundo, são utilizados por profissionais do mundo todo e contam com muitos seguidores. O que propõem os modelos de melhores práticas de gerenciamento de projetos?
d) Fazer com que profissionais e participantes dos projetos conheçam processos, métodos e ferramentas para conduzirem melhor seus projetos na tentativa de garantir o menor desvio em custos e tempo, entregando ao cliente os produtos ou serviços com a qualidade combinada.
8. Na empresa de George, ele, como gerente de projetos, não possui nenhuma autoridade sobre os participantes do projeto, e não consegue decidir sozinho quase nada referente a valores e autorizações. Qual é a estrutura organizacional em que George está trabalhando?
a) É uma estrutura funcional.
9. Ao se decidir por uma estrutura de matriz balanceada, João reparou que pôde contar com a maioria dos recursos em boa parte do tempo do projeto que gerenciava. Isso fez com que os desvios fossem minimizados, levando João a ser premiado por sua produtividade. Qual outra alternativa daria um resultado semelhante (ou melhor), se fosse escolhida por João?
c) Se João escolhesse uma estrutura projetizada.
10. Como as alterações que acontecem ao longo do projeto devem ser processadas?
a) Qualquer alteração que acontece em um projeto deve ser feita de forma integral, ou seja, alterações em uma área de conhecimento impactam todas as outras áreas de conhecimento do projeto e por isso devem ser pensadas em conjunto.
11. Por problemas familiares, o gerente de um projeto tem que se afastar, temporariamente, do trabalho. Nesse período, é empossado um novo gerente de projetos que veio de uma outra empresa. Ele precisa saber do que trata o projeto, qual o objetivo do projeto e o que se espera do empreendimento. Qual é o documento em que ele encontrará essas informações?
a) Termo de abertura do projeto.
12. Nessa etapa do projeto, parece que tudo está acontecendo ao mesmo tempo, pois as atividades estão sendo colocadas em prática e os controles e indicadores mostram com clareza como o projeto está evoluindo. Rememore o gráfico do ciclo de vida do projeto e responda: em que fase do projeto isso acontece?
d) Iniciação.
1. 13 Qual das alternativas melhor define escopo do produto?
. e) Escopo do produto é a determinação das características e funcionalidades do produto final a ser entregue.
14. Num projeto muito complexo e grande, o gerente de projetos pode usar técnicas de decomposição de atividades e criar um modo mais organizado e fácil de administrar. Na EAP, como podemos representar os projetos grandes e demorados?
a) Podemos dividi-los em fases, agregando-as na EAP.
15. Um dos maiores marcos do projeto é definir o seu escopo. Rubens pretende desmembrar o escopo em entregáveis menores para poder organizar todas as tarefas que deverão ser realizadas. Qual ferramenta apoia o gerente de projetos e os stakeholders na visualização gráfica dos entregáveis do projeto?
a) A EAP.
16. O que é o caminho crítico de um projeto?
d) É o maior caminho do projeto e não possui folgas.
17. Um gerente de projetos quer elaborar uma ferramenta para desenvolver e controlar o cronograma do projeto. Qual artefato da gestão do projeto possibilita essa ação?
c) O gráfico de Gantt do projeto.
18. O gerente de projetos assumiu em uma reunião que, mesmo com um atraso de três dias em algumas atividades, seu projeto ainda manterá sua data final sem alteração. O que mais provavelmente leva o gerente do projeto a ter essa firmeza em sua afirmação?
c) O fato de as atividades não estarem no caminho crítico e terem uma folga maior ou igual a três dias.
19. Qual é a utilidade de um estudo de viabilidade?
a) O estudo de viabilidade serve para estimar e verificar se o projeto pode dar certo e se vale à pena iniciá-lo.
20. O estudo baseado em consumidores, concorrentes e fornecedores, levantando quem são, quantos são, onde estão, qual a renda, qual a faixa etária e qual o nível de educação dos possíveis consumidores da região onde se pretende investir, é característica de que tipo de viabilidade?
d) Viabilidade mercadológica.
21. Na empresa de Mário, gerente de projetos, os diretores tentam fazer com que apenas um de seus projetos seja priorizado pela empresa. Existem dois projetos sendo analisados pelo cálculo do VPL, e eles apresentaram os seguintes resultados: + R$ 985,00 (primeiro projeto) e + R$ 1.200,00 (segundo projeto). Qual dos projetos deve ser priorizado?
b) O segundo projeto.
22 Após análises e diversos cálculos, o gerente de projetos chega a um IDC de 0,82. Como ele avalia este resultado?
c) O IDC de 0,82 mostra um desempenho abaixo do planejado, com um projeto mais caro do que o planejado.
23 Analise a tabela e o gráfico dos custos do projeto X, ao longo de sete meses: Ao analisar o gráfico acima, o que o gerente de projetos pode concluir
d) O projeto está com os custos abaixo do planejado.
24 No processo da gestão dos custos de um projeto, existem quatro etapas que devem ser realizadas. Em qual ordem devem ser feitas essas etapas?
b) Planejar o gerenciamento de custos; estimar os custos; definir o orçamento; e controlar os custos.
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