Mudanças no Enem 2017 impactam na prova de Redação - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

sábado, 28 de outubro de 2017

Mudanças no Enem 2017 impactam na prova de Redação

Quem já está acostumado a treinar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos anos pode ter um estranhamento com o pacote de alterações da edição de 2017. O próprio site do exame lista oito novidades para este ano. Entre as principais mudanças, estão a realização das provas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, e a transferência da prova de Redação para o primeiro dia. As alterações dividiram as opiniões dos estudantes. 
É que, nas edições anteriores, o primeiro dia era reservado para as provas de Ciências Humanas e da Natureza, enquanto as provas de Linguagens, Redação e Matemática ficavam para o segundo dias. Agora, Linguagens, Ciências Humanas e Redação serão no primeiro domingo; Matemática e Ciências da Natureza acontecerão no segundo. A decisão foi tomada pelo Ministério da Educação (MEC) após consulta pública.
O professor de Redação do cursinho Análise Vestibular, Neldo Neto, explica que, agora, a divisão é por áreas de conhecimento, separando-as entre Humanas e Exatas. Segundo ele, em geral, alunos que têm maior afinidade com a área de Humanas receberam bem a notícia. “Eles disseram que conseguem se organizar melhor juntando suas áreas de interesse”, conta. Já os de Exatas acreditam que a ideia de unir todas as provas de cálculos num único dia deixará a prova mais pesada. 
A preocupação com a prova de Redação – que representa 20% da nota final do candidato – também gera críticas dos dois lados. Para Briza Quaresma, 17, aluna do 3º ano do Colégio Vitória Régia, no Cabula, a mudança foi positiva. “Eu prefiro assim porque acho que diminui a minha ansiedade, justamente por causa do peso que a redação tem”. Já a colega de escola, Simone Galvão, 16, não aprova. “Acho que a prova ficará muito pesada, com muita carga de texto no primeiro dia e vai ser mais difícil administrar o tempo”, defende.
Sabatistas
Ainda de acordo com Neldo, a decisão de realizar a prova aos domingos também foi alvo de reclamações devido às dificuldades de locomoção nestes dias em Salvador. “Mas, quando dialogamos sobre a situação dos sabatistas, eles passam a ser mais compreensivos. A espera que esse grupo passava era um respeito que desrespeitava, então essa medida foi positiva”, avalia.
Com a aplicação das provas aos domingos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tenta solucionar o antigo problema do confinamento dos candidatos sabatistas, que, por convicções religiosas, precisavam ficar isolados mais de cinco horas aguardando o pôr do sol para dar início à avaliação. Também neste ano, os cadernos de prova serão personalizados, constando na capa o nome e o número de inscrição de cada candidato.
Nada de certificado 
O MEC anunciou, em janeiro deste ano, que a partir de agora o Enem não mais servirá para atestar a conclusão do ensino médio, servindo exclusivamente para o acesso ao ensino superior. A função ficará com o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que já é aplicado pelo Inep anualmente para conclusão do ensino fundamental.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu que o Encceja seria ampliado a partir deste segundo semestre para fornecer a certificação.
Isenção 
Dessa vez, o benefício de isenção da inscrição foi concedido aos estudantes de escola pública concluintes do terceiro ano do ensino médio e alunos de baixa renda registrados no programa Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No instante da inscrição, o Inep cruzou dados da base do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Censo Escolar para checar as informações fornecidas pelos candidatos.
Com isso, o órgão deixou de conceder as isenções baseadas apenas na autodeclaração de situação econômica. Agora, caso o estudante isento da taxa não compareça ao Enem, este só poderá ter a isenção no ano seguinte se comprovar a ausência por meio de atestado médico ou documento oficial.
De acordo com dados do Inep, mais de 6,7 milhões de brasileiros se inscreveram no exame – com possibilidade de ultrapassar os 7 milhões devido aos pedidos de recurso para isenção da taxa. Desse total, 490.233 são baianos. 
Troca de empresa
Outra notícia que pode ter deixado os estudantes apreensivos foi o anúncio da troca da empresa que fará a correção das redações. Antes a responsabilidade era do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe/Cespe). Agora, fica com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).
A instituição já é conhecida pelos estudantes baianos que fizeram o processo seletivo na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) no segundo semestre deste ano. Apesar da troca, tanto a Vunesp quanto o Inep garantem que não há motivo para pânico: o método de avaliação dos textos do Enem continuará o mesmo, obedecendo à matriz de referência para as redações. 
Em nota, o Inep assegurou ainda que, a princípio, a troca das empresas não irá interferir na aparência da prova, mantendo estilo similar ao que vem sendo adotado há sete anos. Quanto à aplicação e leitura dos cartões das provas de Linguagens, Ciências Humanas e de Matemática e Ciências da Natureza, estas ficarão nas mãos das fundações Getúlio Vargas (FGV) e Cesgranrio. O Inep garantiu também que esta divisão da correção “em nada influenciará no resultado final, mantendo a lógica do processo que vem sendo realizado nos últimos sete anos”.
De acordo com a técnica de avaliação educacional da Vunesp e coordenadora de correção do Enem, Ana Laura Nakazoni, “essa divisão das instituições que irão corrigir as provas agiliza e traz qualidade ao processo porque são empresas especializadas e que estão há muito tempo realizando esses serviços no país”, ressaltou.
Professor de Redação do cursinho Grandes Mestres, Israel Mendonça considera que a alteração da instituição é apenas um ato administrativo, já que os candidatos deverão ser avaliados por suas produções textuais: “O que o Enem fez foi organizar a vida dos alunos e professores numa dificuldade que era nacional. Antes, na mudança de uma série para outra, os alunos se deparavam com correções diferentes dos professores. Com o Enem, houve uma nacionalização dos critérios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad