Uma empresa possui matriz no Rio e escritórios em São Paulo, Fortaleza e Salvador, sendo que em cada uma dessas cidades existem computadores que serão interligados através de uma rede. Os itens abaixo descrevem as necessidades de comunicação que deverão ser atendidas.
I. Em Fortaleza dois escritórios deverão ser interligados por equipamentos que dividam o tráfego entre eles. Neste caso, os equipamentos deverão atuar na camada interface de rede do TCP/IP sendo sua presença transparente para os computadores presentes na rede.
II. Em Salvador vários departamentos deverão ser interligados. Neste caso, os equipamentos deverão atuar na camada de enlace do modelo OSI e dividir o tráfego entre os departamentos bem como possibilitar a comunicação simultânea entre os departamentos. Os equipamentos deverão utilizar uma tabela de endereços de MAC para ajudar a segmentar a rede.
III. Para interligar as redes da matriz e demais localidades deverão ser utilizados equipamentos que atuam na camada de rede do modelo OSI e que permitam filtrar o tráfego. Para direcionar o tráfego ao local apropriado os equipamentos deverão utilizar os endereços de rede.
IV. Cada cidade funcionará como uma sub-rede, sendo que cada uma possuirá servidores que distribuirão automaticamente os endereços IP entre os computadores. A identificação das sub-redes será feita através de um byte sendo o endereço da rede pertencente à classe B.
V. Em cada cidade haverá servidores para traduzir o nome das máquinas em endereços IP, sedo que cada um será responsável por um ou por vários subdomínios. Para suprir as demandas de impressão de São Paulo serão configuradas algumas máquinas Linux para funcionar como servidores de impressão, sendo que as estações de trabalho dos usuários possuem sistema operacional Windows 98 ou superior.
Para atender a cada um destes itens foram propostas, respectivamente, as seguintes soluções:
- Utilizar pontes.
- Utilizar comutadores (switches).
- Utilizar hub.
- Utilizar o endereço de rede 192.10.0.0, a máscara de rede e de sub-rede 255.255.0.0 e servidores DHCP.
- Configurar servidores DNS para a tradução de nomes e instalar o protocolo SAMBA nas máquinas Linux para a impressão
Com base nas informações acima, quais itens estariam sendo atendidos pelas soluções propostas?
- II, III e V, apenas.
- III, IV e V, apenas.
- I, II e IV, apenas.
- I, II e V, apenas.
- I, III e IV, apenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário