Como começar com o pé direito no mercado de trabalho? - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Como começar com o pé direito no mercado de trabalho?


Frio na barriga, tremedeira, borboletas no estômago, mãos geladas, misto de felicidade e medo. Esses são alguns dos sintomas que algumas pessoas sentem no primeiro dia de emprego. Boa notícia: é natural sentir receio de fazer algo errado, falar besteira em uma reunião, pagar mico durante um almoço.
Porém, tudo isso pode ser evitado! Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a começar com o pé direito no mercado de trabalho, vamos lá?

1. Não sinta receio

Antes de começar a fazer uma tarefa, pergunte qual é o melhor jeito de executá-la! Não importa se é o primeiro estágio ou o 10º emprego, o mercado de trabalho é grande, mas cada empresa tem suas regras.
Tirar uma dúvida ou pedir ajuda não é sinônimo de vergonha, na verdade é o contrário: mostra que você se preocupa e quer fazer a atividade do melhor jeito possível e ainda sabe trabalhar em equipe.

2. Não hesite em conhecer a empresa

Melhor que conhecer a sua área como a palma de sua mão, é conhecer os demais setores da empresa. Aproveite o estágio para conversar com os profissionais mais experientes e veja com o seu líder se é possível tirar uma hora do dia para conhecer outro segmento.
Além do conhecimento que vai adquirir, você terá mais certeza da área que deseja atuar.

3. Faça amigos no mercado de trabalho

Não basta chegar, cumprimentar as pessoas e falar com elas somente quando for necessário. É preciso ser gentil! Ofereça ajuda, converse sobre outros assuntos ― claro que não é para invadir a vida pessoal de ninguém, mas converse.
Além de ser legal para a convivência, é um meio de fazer o famoso networking, pois pode ser que um dia você precise de uma indicação profissional e ninguém melhor que um velho amigo.

4. Reconheça quando errar

Ninguém é perfeito e é muito chato errar, mas quando isso acontecer, basta ver o seu deslize como um aprendizado. Se ofereça para reparar o dano e se comprometa a prestar mais atenção em cada tarefa que fizer. Além de mostrar arrependimento, demonstra que você é maduro e sabe lidar com os seus erros.
Lembre-se: o mercado de trabalho é grande, mas todo mundo se conhece e você não quer uma fama negativa por aí, né?

5. Busque conhecimento sempre

Tudo bem que é cansativo estudar e trabalhar ao mesmo tempo, é tanta correria que, às vezes, mal dá tempo ter vida social. Fora o estresse que a temporada de provas causa em qualquer pessoa, mas tudo isso vale muito a pena.
Por isso, não deixe de fazer cursos e continuar buscando conhecimento, pois é extremamente importante se manter atualizado e aprender coisas novas, afinal, nos dias de hoje, a faculdade por si só não enche os olhos do recrutador.

6. Seja organizado

A organização é a chave do sucesso! Pense em quando você se organiza para a semana de provas da faculdade. Então, leve essa organização para o ambiente de trabalho. Anote tudo que precisa fazer para não correr o risco de deixar uma tarefa para trás, todos os prazos e peça ajuda se achar que não vai conseguir entregar alguma coisa. Não se esqueça de trabalhar em equipe!
Gostou das nossas dicas? Compartilhe o post com os seus amigos nas redes sociais, assim todos poderão se dar bem no mercado de trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad