É permitido fazer duas faculdades ao mesmo tempo? - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 11 de setembro de 2018

É permitido fazer duas faculdades ao mesmo tempo?


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Dominar um ou mais idiomas e cursar uma graduação é um bom passo inicial para conquistar o emprego dos seus sonhos.
Que tal agregar mais valor à sua formação ao fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Veja aqui alguns prós e contras para decidir se é possível encarar esse desafio ampliando as suas possibilidades profissionais no futuro.

Fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Na hora de prestar vestibular, muitos estudantes ficam em dúvida entre dois ou mais cursos. Será preferível escolher administração ou economia, jornalismo ou letras, arquitetura ou artes plásticas? Por que não escolher os dois?
Muitos estudantes têm feito essa opção e, por mais sobrecarregado que seja o cotidiano deles, não se trata de uma escolha impossível.
A dupla formação amplia o campo de atuação do futuro profissional e dá maior segurança na hora de ingressar no mercado de trabalho. É uma boa opção para se destacar.
Ao eleger as duas faculdades a serem cursadas, entretanto, é imprescindível que os cursos estabeleçam uma ligação entre si. Dessa forma, eles agregam valor um ao outro, criando novas possibilidades profissionais no futuro.

Manter bom rendimento nos estudos

O grande desafio do estudante é manter um bom rendimento em ambas as faculdades. É importante levar em consideração não apenas as disciplinas a serem cursadas. Mas também as leituras exigidas, as atividades extracurriculares e o estágio.
A vivência dos cursos pode ficar um pouco prejudicada devido ao acúmulo de obrigações e causar estresse. Quem opta por cursar duas faculdades ao mesmo tempo tem de estar consciente de que isso também significa ter menos tempo. Tanto para os amigos, para a família quanto para o lazer.
Manter a concentração durante as aulas, ter um cronograma de estudosrealista e adiantar as leituras — inclusive nos fins de semana — para maior aproveitamento dos estudos é fundamental. É importante ter organização, foco e determinação.

Ter um custo que compensa

Tudo tem de ser colocado na ponta do lápis. Se essa opção dobra as chances de inserção no mercado de trabalho, no cotidiano são os custos que dobram. Deve-se levar em conta a aquisição de livros, fotocópias, transporte etc.
Além disso, deve-se calcular gastos com mensalidade, caso uma das instituições seja privada. O estudante pode optar pelo ingresso em universidade pública e pleitear bolsas de desconto em faculdades particulares. Não esquecer que muitas instituições avaliam o desempenho acadêmico do aluno para reduzir as mensalidades.
Com o tempo dedicado à dupla jornada de estudos, o estudante não terá tempo suficiente para estagiar e adquirir experiência nas duas profissões. Em determinado momento das formações, deverá dedicar-se à opção que parecer mais atraente.
Para quem tem vida financeira estável, sem obrigação de sustentar uma casa, optar por cursar duas faculdades ao mesmo tempo pode fazer a diferença na formação profissional. Além de agregar diferentes valores na formação do indivíduo.
Ficou tentado a encarar o desafio e fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Comente aqui no post e compartilhe sua opinião com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad