1 // ENADE_2006 (ID 3829)
Formação Geral Ensino Superior > Democracia, ética e cidadania
50 pontos103 segundos
Formação Geral Ensino Superior > Democracia, ética e cidadania
Jornal do Brasil, 3 ago. 2005.
Tendo em vista a construção da ideia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa:
- A afirmação da identidade regional.
- A fragilização do multiculturalismo global.
- O ressurgimento do fundamentalismo local.
- O esfacelamento da unidade do território nacional.
- O fortalecimento do separatismo estadual.
2 // ENADE2014 (ID 24244)
Formação Geral Ensino Superior > Políticas Públicas
50 pontos26 segundos
Formação Geral Ensino Superior > Políticas Públicas
O quadro a seguir apresenta a proporção (%) de trabalhadores por faixa de tempo gasto no deslocamento casa trabalho, no Brasil e em três cidades brasileiras.
Com base nos dados apresentados e considerando a distribuição da população trabalhadora nas cidades e as políticas públicas direcionadas à mobilidade urbana, avalie as afirmações a seguir.
I. A distribuição das pessoas por faixa de tempo de deslocamento casa trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro é próxima à que se verifica em São Paulo, mas não em Curitiba e na média brasileira.
II. Nas metrópoles, em geral, a maioria dos postos de trabalho está localizada nas áreas urbanas centrais, e as residências da população de baixa renda estão concentradas em áreas irregulares ou na periferia, o que aumenta o tempo gasto por esta população no deslocamento casa trabalho e o custo do transporte.
III As políticas públicas referentes a transportes urbanos, como, por exemplo, Bilhete Único e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ao serem implementadas, contribuem para redução do tempo gasto no deslocamento casa trabalho e
do custo do transporte.
É correto o que se afirma em:
- I, apenas.
- III, apenas.
- I e II, apenas.
- II e III, apenas.
- I, II e III.
3 // ENADE_2008 (ID 282)
Formação Geral Ensino Superior > Democracia, ética e cidadania
50 pontos260 segundos
Formação Geral Ensino Superior > Democracia, ética e cidadania
O escritor Machado de Assis (1839-1908), cujo centenário de morte foi celebrado em 2008, retratou na sua obra de ficção as grandes transformações políticas que aconteceram no Brasil nas últimas décadas do século XIX. O fragmento do romance Esaú e Jacó, a seguir transcrito, reflete o clima político-social vivido naquela época.
Podia ter sido mais turbulento. Conspiração houve, decerto, mas uma barricada não faria mal. Seja como for, venceu-se a campanha. [...] Deodoro é uma bela figura. [...]
Enquanto a cabeça de Paulo ia formulando essas ideias, a de Pedro ia pensando o contrário; chamava o movimento um crime.
— Um crime e um disparate, além de ingratidão; o imperador devia ter pegado os principais cabeças e mandá-los executar.
— Um crime e um disparate, além de ingratidão; o imperador devia ter pegado os principais cabeças e mandá-los executar.
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979. v. 1, cap. LXVII (Fragmento).
Os personagens a seguir estão presentes no imaginário brasileiro, como símbolos da Pátria.
Das imagens acima, as figuras referidas no fragmento do romance Esaú e Jacó são:
- II e IV.
- II e V.
- I e III.
- I e V.
- II e III.
4 // ENADE 2010 (ID 4764)
Formação Geral Ensino Superior > Democracia, ética e cidadania
50 pontos161 segundos
Formação Geral Ensino Superior > Democracia, ética e cidadania
Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geograa e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Segundo o trabalho, embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimento para prossionais com escolaridade de onze anos ou mais de estudo é de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1.653,70 para eles.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/03/08>. Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptações).
Considerando o tema abordado acima, analise as armações seguintes.
I. Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gêneros, maior será a possibilidade de identicação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desaos das representações de gênero.
II. Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suciente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III. No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não está apenas circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV. Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
É correto apenas o que se arma em:
- I e II.
- II e IV.
- III e IV.
- I, II e III.
- I, III e IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário