Desafio Nota Máxima - Ciência, tecnologia e sociedade e Avanços Tecnológicos - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 11 de abril de 2017

Desafio Nota Máxima - Ciência, tecnologia e sociedade e Avanços Tecnológicos

// Karen Roberta Moriggi (ID 26767) 
Formação Geral Ensino Superior > Ciência, tecnologia e sociedade e Avanços Tecnológicos
50 pontos31 segundos

Em sentido amplo, o constructo sociedade da informação corresponde ao atual momento vivenciado pelas sociedades - que se configura a partir das profundas transformações de economia mundial - e que ganhou maior visibilidade nas duas últimas décadas. A partir dos anos 90, os avanços nas áreas de informática, telecomunicações e de microeletrônica influenciaram a natureza e a velocidade do processo de disseminação das tecnologias da informação e das comunicações - genericamente denominadas TICs - resultando em significativas mudanças que envolvem não apenas a dimensão tecnológica e econômica, como também aspectos socioculturais, políticos e institucionais das sociedades. Engendrada a partir deste quadro de transformações, emerge a sociedade da informação (SI)

Em relação à SI, verifiquem quais são verdadeiras:

I- SI ou Sociedade da Informação significa conglomerado humano cujas ações de sobrevivência e desenvolvimento estejam baseadas predominantemente em um intensivo uso, distribuição, armazenamento e criação de recursos de informação e conhecimentos, mediados pelas novas tecnologias de informação e comunicação.
II- A sociedade da informação é um fenômeno global, com elevado potencial transformador das atividades sociais e econômicas, uma vez que a estrutura e a dinâmica dessas atividades inevitavelmente serão, em alguma medida, afetadas pela infraestrutura de informações disponível.
III- Entende-se SI por Era da Informação e do Conhecimento a configuração de um padrão sócio-técnicoeconômico, hoje emergente, em que as atividades humanas estão centralmente baseadas e organizadas em torno das atividades de geração, recuperação e uso de informações e conhecimentos.
IV-  A sociedade da informação (SI) retrata a crescente importância que a informação, o conhecimento e as inovações tecnológicas assumem na contemporaneidade.
  • todas as alternativas são falsas..
  • Apenas as alternativas II e IV são verdadeiras.
  • Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
  • Apenas a alternativa I é verdadeira.
  • Todas as alternativas são verdadeiras.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Todas as alternativas são verdadeiras, pois todas definem Sociedade da Informação.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Resposta correta. Todas as alternativas são verdadeiras, pois todas definem Sociedade da Informação.

// Karen Roberta Moriggi (ID 26761) 
Formação Geral Ensino Superior > Ciência, tecnologia e sociedade e Avanços Tecnológicos
50 pontos28 segundos

No século XVIII “A Revolução Industrial, que muitos historiadores chamam apropriadamente de Revolução Tecnológica” (LONGO, 1989, p. 5) trouxe muitos avanços científicos e tecnológicos, exceto:
  • Revolução do aço e da eletricidade.
  • A internet passa a ser ferramenta de comunicação e busca,  processamento e transmissão da informação.
  • O ingresso das máquinas no processo de produção.
  • Produção em fábricas em maior escala. 
  • Revolução do carvão e do ferro. 

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
A alternativa a ser assinalada é a E, pois o Enunciado pede qual das evoluções tecnológicas não correspondem ao século XVIII, apenas a internet não é uma tecnologia presente neste século, ela vai estar presente no século XX. 

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Alternativa correta, pois o enunciado pede qual das evoluções tecnológicas não correspondem ao século XVIII. Apenas a internet não é uma tecnologia presente neste século, ela vai estar presente no século XX.

// Karen Roberta Moriggi (ID 26765) 
Formação Geral Ensino Superior > Ciência, tecnologia e sociedade e Avanços Tecnológicos
50 pontos546 segundos

Leia o texto abaixo:

À medida que a ciência e a tecnologia modernas tornam-se mais complexas e dispendiosas, exigindo muitos anos de estudo aplicado e de especialização, equipamentos sofisticados e caros, e linguagens cada vez mais esotéricas, aumentam a distância entre o cientista e o leigo, que passa a conceber a ciência e seus produtos como que revestidos de qualidades mágicas. No passado, nem todos podiam ser um inventor como Thomas Edison ou um Rudolf Diesel, mas não era difícil para uma pessoa de educação mediana compreender como um telefone ou um automóvel funcionavam, e lidar com eles quando necessário. Mesmo os rádios podiam ser desmontados e montados com pouco mais do que uma chave-de-fenda, e revistas de ciência popular e cursos por correspondência davam as informações necessárias a preços módicos. Hoje, quem abrir os produtos das modernas tecnologias encontrará apenas chips e circuitos impressos incompreensíveis, e não terá como fugir da assistência técnica especializada. Com isto desaparece velho herói da ciência e tecnologia do passado, o 'inventor'. Figuras como Graham Bell, os irmãos Wright e Santos Dumont conquistavam a imaginação das pessoas não só pelo engenho de suas invenções, mas porque pareciam não ser muito diferentes de qualquer pessoa empreendedora, razoavelmente habilidosa e talvez ligeiramente louca. A maioria dos países ocidentais tem seus próprios inventores e pioneiros do avião, do carro motorizado e da câmera fotográfica, fontes de orgulho nacional e inspiração. Os heróis científicos de nosso tempo, contudo, são melhor exemplificados por Albert Einstein e Stephen Hawking, admirados como homens quase supra-naturais, conhecedores de matemáticas incompreensíveis e estranhas teorias sobre as origens e a natureza do universo, que nenhuma pessoa comum tem a esperança de entender. A esse distanciamento entre a ciência e o homem comum, poderíamos acrescentar a demonização da ciência, da tecnologia e da racionalidade, que é parte da cultura popular em muitas partes do mundo. Não é somente que a ciência pode ser destrutiva, como as bombas atômicas e as armas químicas. A ciência e a tecnologia moderna são acusadas de destruir o meio ambiente, gerar desemprego, danificar a saúde e controlar a sociedade através de seus computadores, burocracias e instituições educacionais. A consequência é que, ao mesmo tempo em que a ciência moderna se expande, talvez exista hoje menos 'cultura científica' e 'ideologia científica' entre pessoas instruídas do que no passado. As pessoas sabem menos, e acreditam menos em seu valor. A educação formal expandiu-se em todos os níveis nos países industrializados, e uma de suas suposições é que ela poderia transmitir, desde a escola básica, algo específico que poderia ser chamado de 'método científico', ou de modo científico de pensar, diferente (e melhor) do que as operações de mentes não cultivadas. Hoje sabemos que não há um 'método científico' em si, separado dos campos e tradições específicas de pesquisa, uma espécie de "ginástica da inteligência" que possa ser usada na preparação de mentes. O trabalho efetivo nas ciências contemporâneas está mais distante do que nunca daquilo que pode se passar numa sala de aula. O que a educação básica pode fazer, como fez com mais ou menos sucesso em muitos casos, é modelar atitudes - convencer pessoas do valor da ciência e acostumá-las às exigências de um trabalho disciplinado e concentrado. É por isso que a educação no Japão e em alguns outros países pode ser ao mesmo tempo conservadora do ponto de vista pedagógico e tão eficiente na obtenção de gente capaz para a pesquisa tecnológica. Os EUA, em contraste, com uma experiência muito mais rica de incentivos à criatividade, curiosidade e iniciativa entre os estudantes, parecem ter muito menos sucesso na transformação de seus jovens em pesquisadores empenhados em seu trabalho.
 [...]
Hoje, quem abrir os produtos das modernas tecnologias encontrará apenas chips e circuitos impressos incompreensíveis, e não terá como fugir da assistência técnica especializada. [...] Com a recente explosão das redes de computadores, é quase tão fácil trabalhar com informação de primeira linha e equipamento computadorizado na América Latina quanto na Ásia ou em Boston, e projetos de cooperação estão hoje muito mais livres das limitações geográficas do que antes. A ausência de boas livrarias e jornais, um problema crônico nas regiões menos desenvolvidas, tende a deixar de ser importante, à medida que o acesso à distância de bancos integrados de dados e as transmissões por fax se tornam mais baratas. Para os cientistas que deixarem suas instituições e laboratórios para trabalhar em regiões distantes, o trabalho pode continuar como se eles não tivessem partido, porque seu laboratório, na prática, passa a ser o mundo. Para cientistas e tecnólogos de instituições e áreas periféricas, entretanto, os efeitos dessa mudança podem ser catastróficos. Eles não terão desculpas para trabalhar em sua língua nativa, ou em assuntos diferentes daqueles que atraem a atenção dos colegas dos principais centros. Eles serão comparados com seus pares nesses centros, e não com os seus pares em sua instituição ou região de origem. Haverá menos razões para difundir os recursos humanos e técnicos geograficamente. A concentração do conhecimento e da competência científica poderá crescer em proporções extraordinárias, levando instituições de pesquisa inteiras e gerações de cientistas à obsolescência.
Publicado em: Ciência Hoje, Incluído em A Redescoberta da Cultura, São Paulo, EDUSP, 1997. Disponível em: <http://www.schwartzman.org.br/simon/redesc/paradox.htm>.

Após a leitura assinale a alternativa que melhor sintetiza estas questões: 
  • A ciência e a tecnologia contemporâneas passam por mudanças rápidas e paradoxais, estão se tornando mais globais, mas também mais concentradas, exigem mão de obra mais educada, mas substituem os homens pelas máquinas, tornam-se mais aplicadas, mas também mais básicas, estão mais ligadas do que nunca à iniciativa privada, mas continuam dependentes de políticas públicas e apoio governamental.
  • A ciência e a tecnologia contemporâneas passam por um período de acomodação, ocasionada pela globalização, facilitando a vida, democratizando o acesso à informação.
  • A ciência e a tecnologia contemporâneas passam por mudanças radicais, estão se tornando mais globais, exigem mão de obra mais educada, tornam-se mais aplicadas, estão mais ligadas do que nunca à iniciativa privada.
  • A ciência e a tecnologia contemporâneas passam por mudanças radicais, estão se tornando mais globais, exigem mão de obra mais educada, tornam-se mais aplicadas, estão mais ligadas do que nunca à iniciativa privada.
  • A ciência e a tecnologia contemporâneas passam por mudanças a passos lentos e paradoxais, estão se tornando mais globais, mas também mais concentradas, exigem mão de obra mais educada, mas substituem os homens pelas máquinas, tornam-se mais aplicadas, mas também mais básicas, estão mais ligadas do que nunca à iniciativa privada, mas continuam dependentes de políticas públicas e apoio governamental.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
A alternativa correta é a C, pois o texto apresenta as mudanças rápidas e paradoxais, nos dias atuais: estão se tornando mais globais, mas também mais concentradas; exigem mão de obra mais educada, mas substituem os homens pelas máquinas; tornam-se mais aplicadas, mas também mais básicas; estão mais ligadas do que nunca à iniciativa privada, mas continuam dependentes de políticas públicas e apoio governamental.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • A alternativa correta, pois o texto apresenta as mudanças rápidas e paradoxais, nos dias atuais: estão se tornando mais globais, mas também mais concentradas; exigem mão de obra mais educada, mas substituem os homens pelas máquinas; tornam-se mais aplicadas, mas também mais básicas; estão mais ligadas do que nunca à iniciativa privada, mas continuam dependentes de políticas públicas e apoio governamental.

// Karen Roberta Moriggi (ID 26570) 
Formação Geral Ensino Superior > Ciência, tecnologia e sociedade e Avanços Tecnológicos
50 pontos335 segundos

Leia o trecho abaixo da música "O planeta movido a internet é escravo da tecnologia" (Os Nonatos)

"O visor como tela de TV,
O teclado acessível como book 
Pra maiúsculo ou minúsculo é Caps "Look" (Lock) 
Pra mandar imprimir é Control P 
Com os micros' Samsung e LG e os programas que a Apple financia 
A indústria da datilografia nunca mais vai fazer máquina Olivetti 
E o planeta movido à internet é escravo da tecnologia

Quem se pluga em milésimo de segundo 
E se conecta ao portal e seus asseclas 
Basta apenas tocar numa das teclas que o visor nos transporta a outros mundos 
Desde a terra dos solos mais fecundos 
Ao espaço onde o vácuo se inicia 
Quem formata depois cola, copia e prende o mundo na grade de um disquete 
O planeta movido à internet é escravo da tecnologia

A indústria se autodestruindo 
Descartou o compacto e LP 
Veio o surto da febre do CD e DVD mal chegou e já está saindo 
MD não há mais ninguém pedindo 
Nu''a DAT gravar ninguém confia 
Fita BASF tem pouca serventia e ninguém quer mais nem ver videocassete 
E o planeta movido a internet é escravo da tecnologia"
[...]
A música "O planeta movido a internet é escravo da tecnologia" (Os Nonatos), faz uma análise sobre:
  • A influência da internet no mundo contemporâneo, levando a uma sociedade mais democrática em relação ao acesso às informações.
  • A relação entre as novas tecnologias da informação e comunicação e as mudanças ocorridas na vida social, ao  acesso às informações na atualidade, por meio de uma postura crítica.
  • Ao período de escravidão criado pela internet nos dias atuais. 
  • A relação entre as novas tecnologias  e as mudanças ocorridas na vida social, ao acesso às informações na atualidade, com uma postura ingênua em relação à dependência gerada entre sociedade e tecnologia.
  • A forma positiva como a internet influência no mundo contemporâneo.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
A resposta correta é a C, pois a música "O planeta movido a internet é escravo da tecnologia" (Os Nonatos), faz uma análise crítica sobre a relação entre as novas tecnologias da informação e comunicação e as mudanças ocorridas na vida social,  ao acesso às informações na atualidade.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Parabéns, você acertou, pois a música "O planeta movido a internet é escravo da tecnologia" (Os Nonatos), faz uma análise crítica sobre a relação entre as novas tecnologias da informação e comunicação e as mudanças ocorridas na vida social, ao acesso às informações na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad