Desafio Nota Máxima - Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 11 de abril de 2017

Desafio Nota Máxima - Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos


// ENADE 2005 (ID 1304)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Introdução à Engenharia e Lógica Matemática
50 pontos32 segundos

O estudo de dimensionamento e de desempenho de redes de comunicação é uma ciência que usa constantemente os resultados da teoria de filas. Nesse tipo de análise, é comum a adoção de modelos de filas M/M/1 para a análise de enlaces de roteadores e comutadores. Nesse tipo de modelo, a chegada de pacotes para transmissão e a transmissão deles são processos de Poisson. Assim, as características da fila que se forma em cada enlace podem ser determinadas em função da taxa de chegada (tempo médio decorrido entre a chegada de pacotes sucessivos encaminhados para transmissão pelo enlace) e da taxa de serviço (tempo médio para transmissão de um pacote). Acerca do modelo M/M/1 aplicado ao estudo de capacidade e desempenho de enlaces de redes, por comutação de pacotes, assinale a opção correta.
  • O modelo M/M/1 apresenta instabilidade numérica sempre que a taxa de chegada for próxima de zero.
  • Quando a taxa de chegada é menor que a taxa de serviço, pode-se esperar que o número médio de pacotes na fila seja igual a zero.
  • Caso a taxa de chegada seja maior que a taxa de serviço (taxa de saída), conclui-se que o enlace está subdimensionado e haverá perda de pacotes.
  • A taxa de serviço é independente do tamanho do pacote.
  • Em um roteador com múltiplos enlaces, a taxa de chegada para cada enlace é igual ao somatório das capacidades de todos os enlaces dividido pelo número de enlaces do roteador.

// (ID 254597)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Introdução à Engenharia e Lógica Matemática
50 pontos198 segundos

Analise a afirmativa incompleta e marque a alternativa correta:

As redes de computadores possibilitaram que os trabalhos realizados antes em apenas um computador, pudessem ser realizados por um grande número de computadores separados, ao alcance de todas as pessoas. Sua principal característica...
  • É uma aplicação em diferentes locais e em sistemas com características próprias.
  • É o compartilhamento de recursos, que torna todos os programas, equipamentos e dados disponíveis a todos os usuários da rede.
  • É a impressão ao usuário que toda aplicação é gerenciada por um sistema único.
  • É que o usuário fica exposto a máquinas reais.
  • São as diferenças entre redes de computadores e sistemas distribuídos.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
É o compartilhamento de recursos, que torna todos os programas, equipamentos e dados disponíveis a todos os usuários da rede.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Alternativa correta. É o compartilhamento de recursos, que torna todos os programas, equipamentos e dados disponíveis a todos os usuários da rede.

// KROTON (ID 8071) 
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Introdução à Engenharia e Lógica Matemática
50 pontos37 segundos

As redes de computadores possibilitam a programação em duas camadas, por meio das quais computadores de usuários se conectam a computadores servidores de rede para efetuarem requisições de serviços e coleta de informações. Assinale o nome da arquitetura que implementa a programação em duas camadas, utilizando rede de computadores.
  • Dual Layer
  • Middleware
  • Distribuída
  • Web
  • Cliente-Servidor


// ENADE 2005 (ID 1308) 
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Introdução à Engenharia e Lógica Matemática
50 pontos494 segundos

Considere que uma empresa esteja projetando um protocolo da camada de rede. Considere, ainda, que a equipe de projeto tenha proposto o seguinte conjunto de requisitos.
I O protocolo deve prover um serviço de comunicação não-orientado a conexão e sem garantia da entrega. O protocolo não é responsável por ordenar os datagramas que, embora recebidos com sucesso, estejam fora da ordem em que foram transmitidos.
II Os datagramas devem conter, além dos endereços de rede das máquinas, números que identifiquem as entidades nas máquinas de origem e destino para distinguirem as entidades nas máquinas envolvidas em uma comunicação.
III O protocolo deve evitar que as aplicações tenham de definir os formatos usados para representar os dados nas máquinas. Na transmissão, o protocolo deve converter os dados de um formato específico de máquina para um formato independente de máquina. Na recepção, deve converter de um formato independente de máquina para um formato específico de máquina.
IV O protocolo poderá fragmentar um datagrama na origem e remontá-lo no destino, para que dados sejam transmitidos por meio de redes cujas camadas físicas tenham tamanhos variados para as unidades máximas de transferência (maximum transfer unit). 
V O protocolo deve implementar o controle de acesso ao meio de transmissão. Antes de transmitir, deve aguardar o meio de transmissão ficar livre. Se outras máquinas tentarem transmitir ao mesmo tempo, ele deve enviar um sinal para garantir que as máquinas detectem a colisão. Em seguida, deve aguardar e novamente tentar transmitir.
Entre os requisitos propostos pela equipe de projeto, estão adequados para um um protocolo da camada de rede os requisitos

  • I, III e V.
  • I, IV e V.
  • II, III e IV.
  • II, IV e V.
  • I, II e IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad