1 // UNIASSELVI (ID 5794)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Administração e Economia
50 pontos759 segundos
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Administração e Economia
O que significa o valor positivo do Caixa Gerado e Utilizado nas Operações?
- Significa um resultado excelente, pois a empresa não obteve um bom resultado com suas atividades operacionais e não necessitou de recursos de terceiros para cobrir eventuais necessidades de caixa operacional.
- Significa um resultado excelente, pois a empresa obteve um bom resultado com suas atividades operacionais e não necessitou de recursos de terceiros para cobrir eventuais necessidades de caixa operacional.
- Significa um resultado ruim, pois a empresa não obteve um bom resultado com suas atividades operacionais e não necessitou de recursos de terceiros para cobrir eventuais necessidades de caixa operacional e desproporcional.
- Significa um resultado ruim, pois a empresa obteve um bom resultado com suas atividades operacionais e não necessitou de recursos de terceiros para cobrir eventuais necessidades de caixa operacional.
2 // KROTON (ID 55856)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
50 pontos40 segundos
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
"A globalização dos mercados torna cada vez mais evidente as questões da qualidade. De facto a maioria dos nossos parceiros económicos não admite a não qualidade. Por outro lado, a qualidade é já uma filosofia de actuação nas empresas modernas e competitivas, tornando-se cada vez mais numa questão de acesso a mercados mais exigentes. O interesse crescente em produzir com Qualidade e demonstrá-lo é uma diferenciação positiva, que se tem vindo a afirmar em todas as áreas de actividade. A actividade de normalização, documentos voluntários, tem-se tornado cada vez mais intensa e tem por objectivo reflectir e tornar do domínio público metodologias relacionadas com a permuta dos produtos / serviços. Para isso, a comunidade europeia desenvolveu uma série de normas que servem de guia para a implementação de um sistema de gestão da qualidade e sua possível certificação por uma entidade terceira. A certificação de uma empresa consiste no reconhecimento por um organismo idóneo e independente de que a empresa dispõe de um Sistema de Qualidade implementado de acordo com as normas da série ISO 9001. O processo de certificação é um processo voluntário, podendo recorrer a este serviço qualquer entidade, independentemente do seu estatuto ou domínio de actividade. Uma empresa que esteja certificada de acordo com a ISO 9001:1994, tem de actualizar o seu sistema de gestão da qualidade a fim de satisfazer os novos requisitos ISO 9001:2000 (MARIA CAIRES, LUÍS RODRIGUES, DIOGO FERNANDES E JOÃO CAIRES, 2008). De acordo com os autores esta afirmação torna-se mensaravel dizer o qual direcionou-se para certificações como a ISO 9001 como ferramenta indispensaviel para diversos controles estatisiticos, produtivos entre outros, observe as questões abaixo:
- A uniformização de normas da Qualidade em todo o mundo proporciona vantagens competitivas aos fornecedores dos países que as adoptem.
- As normas da série ISO 9000 facilitam o acesso a mercados globais e abrem novos mercados reduzindo as influências de barreiras comerciais e de alianças políticas.
- A certificação de acordo com as normas ISO 9001 reduz ou evita custos adicionais e atrasos associados a processos de qualificação de fornecedores, a concursos de fornecimento, a auditorias da Qualidade a fornecedores, a inspecções na origem e a outros aspectos relacionados com a garantia da Qualidade de fornecedores.
- Aspectos como fiabilidade, segurança, sanidade, compatibilidade ambiental, termos e condições do comércio internacional, e procedimentos de embalagens e expedição, são mais facilmente reconhecidos por fabricantes e fornecedores que seguem as referências e orientações da ISO 9001.
Depois de analisar resposta a questão correta sobre as melhorias da certificação ISO 9001 no mercado internacional:
- a I, II, III e a IV estão corretas.
- a I, II, III e a IV são falsas.
- a I e a II estão corretas, mas a III e a IV são falsas
- a I e a II são falsas, mas a III e a IV estão corretas.
- a I, II e III estão corretas, mas a IV é falsa
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
a letra D é a correta pois todas as alternativas estão corretas.
Comentário da sua resposta:
Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
- correta
3 // (ID 333)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Administração e Economia
50 pontos34 segundos
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Administração e Economia
Na distribuição de garrafões de 20 litros de água mineral, uma empresa utiliza chapas de compensados de madeira para auxiliar seu transporte, em carrinhos com prateleiras e também nos caminhões de entrega. Essas chapas de madeira se deterioram em um mês devido à umidade. A empresa gasta R$ 57 600,00 comprando 2 400 chapas por ano. Ao mesmo tempo, descarta garrafões de polipropileno, tanto por força da lei que lhes atribui vida útil máxima de três anos, como por trincas, fissuras, mau cheiro e sujeiras. O polipropileno demora 240 anos para se degradar na Natureza. Produzido a partir do petróleo, é um polímero termoplástico que amolece a partir de 127°C, funde a 175°C e, ao resfriar, readquire a rigidez. Transformar os garrafões descartados (resíduos) em placas para substituir as chapas de madeira apresenta-se como uma solução para o destino dos resíduos. A empresa dispõe de um moinho industrial para a transformação do garrafão em material granulado. A partir deste material foram moldadas placas para testes em escala reduzida. O molde permaneceu durante 1 h e 10 min ao fogo, na temperatura de 160°C. Não houve perda de peso do material durante o processo. A placa de polipropileno, com dimensões equivalentes à de madeira, teve avaliação melhor em resistência à flexão, durabilidade, sustentabilidade e custo. Pesa um pouco mais, porém a diferença foi considerada aceitável pelos trabalhadores. Se danificada, a chapa de polipropileno pode ser novamente reciclada e transformada em uma placa. A solução é viável se comparada ao custo de armazenar e transportar resíduos, e é ambientalmente mais adequada pois destina os resíduos criando um novo produto substituto à madeira, mais durável, reciclável e remanufaturável na mesma unidade produtiva que o consome.
CARVALHO NETO, E.M., FOLHA, A.C.V., BRAGA JUNIOR, A.E. Desenvolvimento de um produto a partir do refugo de garrafões de polipropileno para substituição do uso de madeirite. São Carlos, out./2010. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção.
Na situação descrita, qual das seguintes alternativas de uso do polipropileno ao final da vida útil do produto, se viável tecnicamente, teria o menor impacto ambiental?
- A transformação em novos materiais.
- A recuperação e reutilização das embalagens.
- A transformação em produtos substitutos usados na mesma unidade.
- A recuperação de resinas.
- A transformação energética.
4 // (ID 387)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Legislação e Segurança do Trabalho
50 pontos254 segundos
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Legislação e Segurança do Trabalho
A operação de plantio é uma das mais importantes para o sucesso de um projeto de implantação de florestas cultivadas. A adoção do sistema adequado requer definição clara de objetivos e usos potenciais dos produtos e subprodutos obtido a partir da floresta. O sucesso do um plantio e a obtenção de povoamentos produtivos com madeira de qualidade devem ser pautados por práticas silviculturais adequadas, associadas a uma eficiente recomendação e aplicação de adubos minerais. Em geral, o preparo do solo florestal usa a técnica do cultivo mínimo concomitantemente a uma pesada adubação de base na linha de plantio.
Considerando a técnica utilizada para o preparo do solo florestal e adubação apresentada acima, avalie as afirmações que se seguem.
I. O cultivo mínimo florestal é uma técnica de preparação do solo que contempla amplo revolvimento de suas camadas superficiais, com incorporação total ou parcial dos resíduos culturais associado a uma aplicação de herbicida em área total.
II. No cultivo mínimo florestal, a maioria dos resíduos do cultivo florestal anterior permanece na superfície do solo e a mineralização da matéria orgânica é lenta devido à alta relação C/N (carbono/nitrogênio) dos resíduos sobre o solo florestal.
III. Para a adubação de base, dependendo da análise do solo, é recomendado utilizar 0%, 20% ou até 40% das doses de N e K2O e 100% da dose de P2O5. Os micronutrientes também podem ser aplicados nessa adubação, principalmente, B e Zn.
IV. A adubação de base, na formulação tradicional de 20-0-20, tem como finalidade principal promover o arranque inicial de crescimento das mudas nos primeiros 6 (seis) meses pós plantio, suplementando o solo com montantes adicionais de nutrientes que irão atender a demanda nutricional das mudas.
V. Os equipamentos agrícolas utilizados para realizar a técnica do cultivo mínimo florestal em concomitância com a adubação de base na linha de plantio são: arado, grade pesada, grade leve e ou grade adubadora bedding.
II. No cultivo mínimo florestal, a maioria dos resíduos do cultivo florestal anterior permanece na superfície do solo e a mineralização da matéria orgânica é lenta devido à alta relação C/N (carbono/nitrogênio) dos resíduos sobre o solo florestal.
III. Para a adubação de base, dependendo da análise do solo, é recomendado utilizar 0%, 20% ou até 40% das doses de N e K2O e 100% da dose de P2O5. Os micronutrientes também podem ser aplicados nessa adubação, principalmente, B e Zn.
IV. A adubação de base, na formulação tradicional de 20-0-20, tem como finalidade principal promover o arranque inicial de crescimento das mudas nos primeiros 6 (seis) meses pós plantio, suplementando o solo com montantes adicionais de nutrientes que irão atender a demanda nutricional das mudas.
V. Os equipamentos agrícolas utilizados para realizar a técnica do cultivo mínimo florestal em concomitância com a adubação de base na linha de plantio são: arado, grade pesada, grade leve e ou grade adubadora bedding.
É correto apenas o que se afirma em
- I e V.
- II e III.
- II e V.
- III e IV.
- I e IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário