1 // (ID 263921)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
50 pontos53 segundos
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
O objetivo da comunicabilidade é revelar qualitativamente as falhas de comunicação potenciais, que podem ocorrer durante a interação. Prates e Barbosa (2003) afirmam que a análise dos dados podem ser divididas em 3 partes:
- Perfil semiótico, Ergonomia e Usabilidade.
- Etiquetagem, usabilidade e Perfil semiótico.
- Usabilidade, Interação e Interface.
- Etiquetagem, Interpretação e Perfil semiótico.
- Etiquetagem Interpretação e Usabilidade.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Clique aqui para escrever o gabarito da questão...
Comentário da sua resposta:
Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
- Clique aqui para escrever porque a alternativa C é incorreta (se aplicável)...
2 // (ID 254464)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
50 pontos27 segundos
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
Quando a ciência do IHC assinale a alternativa que representa a sequencia correta de afirmativas verdadeiras e falsas.
( ) No Brasil, os primeiros trabalhos na área de IHC surgiram ainda na década de 80. No entanto, a comunidade de IHC só se organizou no final da década de 90.
( ) Por envolver não apenas os computadores, mas também as pessoas que os utilizam, IHC é multidiscipilinar e se encontra na interseção das ciências da computação e informação e ciências sociais e humanas.
( ) A interface é a parte do sistema computacional com a qual o usuário se comunica.
( ) O processo de comunicação entre usuário e sistema se dá o nome interação.
- V-F-F-F
- V-V-V-V
- F-F-F-F
- V-V-F-F
- V-V-F-V
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Por envolver não apenas os computadores, mas também as pessoas que os utilizam, IHC é multidiscipilinar e se encontra na interseção das ciências da computação e informação e ciências sociais e humanas. Em 1982 foi criado na ACM (Association of Computing Machinery) o grupo de interesse em IHC, o SIGCHI5 (Special Interest Group in Computer Human Interaction) [Borman 1996], que há vários anos é o 2o maior grupo de interesse da ACM [Konstan 2007]. No Brasil, os primeiros trabalhos na área de IHC surgiram ainda na década de 80. No entanto, a comunidade de IHC só se organizou no final da década de 90. Em 1997, foi criada uma lista de interesse em IHC e uma página contendo as informações de contato das pessoas trabalhando na área criado um “potencial” grupo local de interesse em IHC associado ao SIGCHI (Prospective Local Chapter, o BRCHI). Em 1998, foi organizado o primeiro Workshop de Fatores Humanos em Computação Gráfica, junto ao SBES em Maringá, PR, o IHC 1998.
A comunidade de IHC atualmente está bem consolidada no Brasil, e a área de IHC tem se firmado no Brasil no desenvolvimento de pesquisas de qualidade, na formação de profissionais de computação, sendo oferecida nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Sistema de Informação como disciplina optativa ou obrigatória, e também na indústria, com o crescimento da preocupação com a qualidade do sistema para o usuário [Silveira 2007].
O usuário pode ter uma interpretação diferente a cada ação no sistema. A interface é a parte do sistema computacional com a qual o usuário se comunica, ou seja, aquela com a qual ele entra em contato para disparar as ações desejadas do sistema e receber os resultados destas ações, que o usuário então interpreta para em seguida definir sua próximas ações. A este processo de comunicação entre usuário e sistema se dá o nome interação [Preece et al. 1994].
3 // KROTON (ID 8682)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
0 pontos639 segundos
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
Quais são as 4 atividades do PIU?
- Necessidades de Requisitos; Projetos alternativos; Versões interativas e Avaliações.
- Foco no usuário; Projetos alternativos; Versões interativas e Avaliações.
- Foco no usuário; Projetos alternativos; Versões interativas e Critérios específicos de usabilidade.
- Necessidades de Requisitos; Iteração; Versões interativas e Avaliações.
4 // (ID 277023)
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
0 pontos61 segundos
Conhecimentos Básicos de Engenharia > Metodologia científica e tecnológica
A Interface Homem Máquina (IHM), foi além da interface dos computadores de mesa, buscaram distancias a pouco tempo atrás impossíveis de se prever, ou seja, chegamos a navegabilidade na internet. Quem navega na internet, majoritariamente, com raríssimas exceções, procura agilidade, rapidez e confiabilidade. A missão do ambiente virtual em forma de site é facilitar tal busca. A figura abaixo demostra a interatividade do homem com o mundo da informação, como técnicas de navegabilidade para internet pode-se citar: Definições e Teorias sobre Navegação; Estratégias de Navegação e Grupos de Estratégias de Navegação.
Guedes, Gildásio. Interface Humano Computador: prática pedagógica para ambientes virtuais. Teresina: EDUFPI, 2008. 218 p. Adaptado.
Figura. Conectividade: Banco de dados – servidor – internet.
Fonte. Web aula 2. Interface Homem Computador. Unidade 3. Seção2 . AVA Kroton Educacional.
Correlacionando o texto com a figura acima que descreve sobre interface homem máquina e sua navegabilidade na internet, reconheça as afirmações abaixo:
- Navegação é a forma pela qual os usuários se movimentam através de um hiperdocumento, seguindo uma sequência prevista ou através de links, indo de nodo a nodo.
- O modo como os usuários navegam em hiperdocumentos, depende não somente do seu interesse, mas também da informação que estes encontram nos nodos, pode-se dizer que são estratégias de navegação.
- Vocht propõe que se divida as estratégias em três grupos, em amplitude; em profundidade e randômica, pode-se chamar estes três grupos de estratégias de navegação.
- O grupo estratégico de navegação que é chamado de amplitude, pode-se afirmar que a navegação é percorrida seguindo os links para nodos adiante e sucessivamente até o ultimo nível.
- Já o grupo estratégico chamado de randômica - a navegação é percorrida, visitando primeiramente todos os nodos que distam até um nível do nodo da partida (seguindo o link até este nodo, lendo-o e retornando ao nodo de partida.
É correto o que se afirma em:
- I e II estão corretas.
- II e III estão corretas.
- I, II e III estão corretas.
- I, II e IV estão corretas.
- I, II, III e IV estão corretas.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Navegação é a forma pela qual os usuários se movimentam através de um hiperdocumento, seguindo uma sequência prevista ou através de links, indo de nodo a nodo.
O modo como os usuários navegam em hiperdocumentos, depende não somente do seu interesse, mas também da informação que estes encontram nos nodos, pode-se dizer que são estratégias de navegação.
Vocht propõe que se divida as estratégias em três grupos, em amplitude; em profundidade e randômica, pode-se chamar estes três grupos de estratégias de navegação.
O grupo estratégico de navegação que é chamado de profundidade, pode-se afirmar que a navegação é percorrida seguindo os links para nodos adiante e sucessivamente até o ultimo nível.
Já o grupo estratégico chamado amplitude - a navegação é percorrida, visitando primeiramente todos os nodos que distam até um nível do nodo da partida (seguindo o link até este nodo, lendo-o e retornando ao nodo de partida.
Comentário da sua resposta:
Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
- INCORRETA, pois as afirmativas corretas são I, II e a III.A afirmativa IV é incorreta, pois "O grupo estratégico de navegação que é chamado de profundidade e não de amplitude, pode-se afirmar que a navegação é percorrida seguindo os links para nodos adiante e sucessivamente até o ultimo nível".A afirmativa V é incorreta, pois "Já que o grupo estratégico chamado amplitude e não de randômica, a navegação é percorrida, visitando primeiramente todos os nodos que distam até um nível do nodo da partida (seguindo o link até este nodo, lendo-o e retornando ao nodo de partida".
Nenhum comentário:
Postar um comentário