// (ID 323)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
50 PONTOS33 SEGUNDOS
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
O planejamento da empresa busca a minimização do impacto das frotas de caminhões ao meio ambiente, utilizando a tecnologia para aumentar a eficiência do transporte de matérias-primas, insumos e produtos, reduzindo o consumo de óleo diesel e a emissão de CO2.
Para diminuir o número de veículos circulando pelo país, a Empresa lançou o Programa de Compartilhamento da Frota. Caminhões que antes retornavam vazios, depois do abastecimento de fábricas, centros de distribuição e pontos de venda, passaram a transportar carregamentos de empresas parceiras. A adoção do projeto já resultou em uma economia de 1 430 000 litros de combustível e a emissão de 3 922 toneladas de CO2 a menos.
Com o bom resultado da iniciativa, a Empresa decidiu implantar o transporte colaborativo em toda a sua cadeia. A operação é viabilizada pelos softwares Tracking e TMS (Transportation Management System). O Trackingvisualiza, em tempo real, o trajeto dos veículos e corrige eventuais problemas de rotas. Já o TMS analisa a possibilidade do Compartilhamento da Frota com as empresas parceiras.
Infere-se que o Programa de Compartilhamento da Frota da Empresa foi implementado como parte do investimento da empresa
- na OHSAS 18001.
- em logística reversa.
- em Warehouse Managment System (WMS).
- na ISO 9001.
- em logística verde.
2 // QUESTÕES KROTON (ID 22100)
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50 PONTOS39 SEGUNDOS
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Dentre outras ferramentas que auxiliam no gerenciamento de projetos, trabalhamos com uma que direciona um efeito a ser analisado e suas possíveis causas. Qual das ferramentas abaixo condiz com esta colocação?
- Diagrama de desempenho.
- Diagrama de Ishikawa.
- PDCA.
- SDCA.
3 // (ID 215)
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50 PONTOS22 SEGUNDOS
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
A qualidade dos serviços apresenta suas peculiaridades em relação à qualidade dos bens. Clientes insatisfeitos com prestadores de serviços essenciais podem usufruir da portabilidade (opção de troca imediata de empresa levando algumas especificidades do serviço previamente contratado), quando houver outras opções de fornecedores. Quanto às empresas de planos de saúde, existe uma regra que amplia a portabilidade para os beneficiários, que poderão mudar de plano de saúde sem cumprimento de novos prazos de carência.
Preocupado com inúmeras saídas de seus clientes, o gerente de uma das três empresas de plano de saúde de uma cidade encomendou uma pesquisa de satisfação com os clientes sobre a intenção de trocar o prestador de serviço.
Como resultado da pesquisa, obteve:
• Dos 1 000 clientes da empresa A, 50 não a trocariam, 450 mudariam para a empresa B e 500 para a empresa C;
• Dos 1 000 clientes da empresa B, 400 não a trocariam, 100 mudariam para a empresa A e 500 para a empresa C;
• Dos 1 000 clientes da empresa C, 500 não a trocariam, 100 mudariam para a empresa A e 400 para a empresa B.
• Dos 1 000 clientes da empresa C, 500 não a trocariam, 100 mudariam para a empresa A e 400 para a empresa B.
Considerando estável a população de clientes, e se nada for feito pelas empresas de planos de saúde para reter
seus clientes, a tendência é que a empresa A fique com média aproximada de 286 clientes, a empresa B fique com média aproximada de 1 214 clientes e a C com média aproximada de 1 500 clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir.
A situação apresentada é estocástica, regida por um processo Markoviano com estados exaustivos e mutuamente exclusivos.
PORQUE
As probabilidades de transição entre os estados pode ser representada pela notação matricial P e as condições finais a(n) (número de clientes em cada empresa) após n transições (n > 0) podem ser obtidas pela equação
em que a(0) representa as condições iniciais (número de clientes em cada empresa) e
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
- A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
- A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
- E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
- As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
- As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
4 // (ID 7627)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
50 PONTOS307 SEGUNDOS
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
(Adpatado CESPE – 2011) Com relação à engenharia de qualidade, julgue os itens subsequentes verdadeiros ou falsos.
I. O alinhamento estratégico envolve medida de adequação entre a estratégia adotada pela organização, seu contexto externo e seus processos internos: quanto maior essa adequação, maior o alinhamento estratégico.
II. O sucesso da implementação de um sistema de avaliação de desempenho reside na correta escolha das medidas a serem adotadas no processo avaliativo, sendo desejável que os esforços sejam concentrados em poucos indicadores representativos da estratégia, dada a importância de se medir o que é relevante sob aspectos específicos.
III. O cenário em que se inserem as empresas de classe mundial exige condições extremas de eficiência e competitividade, devendo os sistemas de gestão da qualidade, gestão de processo e gestão de custos apresentar alta integração, premissa fundamental para a segurança do processo decisório.
IV. Entre os denominados 14 pontos de William Deming, que tiveram influência determinante na escola japonesa da qualidade, inclui-se a implementação da administração por objetivos.
V. De acordo com método de análise da qualidade proposto por Pareto, deve-se conhecer muito bem a organização e todos os seus processos antes de se promover o seu aperfeiçoamento e, por meio desse método, é possível criar indicadores de qualidade e produtividade que retratem a situação da organização.
- F, F, V, F, F,
- V, V, F, V, V.
- V, V, V, F, F.
- F, V, F, V, F.
- V, F, F, V, V.
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