1 // (ID 277068)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
50 PONTOS33 SEGUNDOS
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
O design de interfaces deve-se focar em primeiro lugar no usuário e não no sistema. Seu objetivo e tornar a tarefa a ser realizada pelo usuário a mais simples e eficiente possível. O design é apenas um meio, um condutor para a mensagem, esta sim deverá ser clara e perfeitamente compreensível, com isso, ao desenvolver um projeto de design precisa-se saber quem irá utiliza-lo, cultura, escolaridade, os interesses e as aptidões dos usuários. A melhor forma é realizando testes, por exemplo ao lançar um novo software no mercado a empresa desenvolvedora libera versões beta para (beta testes), que darão feedback para possíveis melhorias. Pode-se chamar de fatores ergonômicos básico, ou seja, para João Gomes Filho (2003a), as pesquisas de satisfação junto aos usuários devem levar alguns itens em consideração como requisitos do projeto: tarefa; segurança; conforto; estereótipo popular; envoltórios de alcance físico; postura e aplicação de força.
GOMES FILHO, João. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo: Escrituras, 2003.
Ordene e Associe os itens que se referem aos requisitos do projeto relacionados na coluna da esquerda, com suas especificações correspondentes apresentadas na coluna da direita.
1. Tarefa.
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I. Práticas de uso consagradas e comuns, como a direção da leitura ocidental, ou girar um botão de volume no sentido horário para aumentar o som.
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2. Segurança
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II. Posição do corpo do usuário no momento da utilização. Este procedimento incorreto pode gerar fadiga, lesões e problemas de articulação.
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3. Conforto.
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III. Depende do manejo e do controle dos objetos.
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4. Estereótipo popular.
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IV. Utilização segura e confiável dos objetos em relação a sua função.
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5. Envoltórios de alcance físico.
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V. O que o usuário terá que realizar para fazer o sistema funcionar, por exemplo: “mover o mouse e digitar comandos em um teclado’.
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6. Postura.
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VI. É o volume espacial de objetos que devem estar ao alcance do usuário para o manejo do sistema.
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7. Aplicação de força.
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VII. É na verdade uma condição, mas também pode ser vista como a sensação de comodidade, bem-estar e segurança.
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A seguir assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação do quadro abaixo:
- 1-IV; 2-VI; 3-VII; 4-I; 5-V; 6-II e 7-III.
- 1-V; 2-IV; 3-VII; 4-I; 5-VI; 6-II e 7-III.
- 1-I; 2-II; 3-III; 4-IV; 5-V; 6-VI e 7-VII.
- 1-IV; 2-I; 3-III; 4-VII; 5-V; 6-II e 7-IV.
- 1-III; 2-IV; 3-IV; 4-I; 5-V; 6-II e 7-VII.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Tarefa: corresponde ao que o que o usuário terá que realizar para fazer o sistema funcionar, por exemplo: “mover o mouse e digitar comandos em um teclado’.
Segurança: é a utilização segura e confiável dos objetos em relação a sua função.
Conforto: é na verdade uma condição, mas também pode ser vista como a sensação de comodidade, bem-estar e segurança.
Estereótipo popular: são práticas de uso consagradas e comuns, como a direção da leitura ocidental, ou girar um botão de volume no sentido horário para aumentar o som.
Envoltórios de alcance físico: pode-se afirmar que é o volume espacial de objetos que devem estar ao alcance do usuário para o manejo do sistema.
Postura: é a posição do corpo do usuário no momento da utilização. Este procedimento incorreto, pode gerar fadiga, lesões e problemas de articulação.
Aplicação de força: depende do manejo e do controle dos objetos.
Comentário da sua resposta:
Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
- CORRETA alternativa e) 1-V; 2-IV; 3-VII; 4-I; 5-VI; 6-II e 7-III.
2 // (ID 262972)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
0 PONTOS151 SEGUNDOS
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
“Ao projetar um sistema interativo, uma das preocupações do designer deve ser com a qualidade de uso associada à interação do usuário com a interface. A _______ de um sistema foi a primeira propriedade definida relativa a esta qualidade, na década de 80”.
O termo que completa o trecho descrito e:
- Heurísticas de Nielsen
- Ergonomia
- Usabilidade
- Interface
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Usabilidade foi reconhecido como propriedade de qualidade pela comunidade cêntífica do IHC na década de 80
Comentário da sua resposta:
Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
- Em meados da década de 80 foi então cunhado o termo interação humano-computador (IHC) para definir esta nova área de estudo, cujo foco era não apenas o projeto de interface, mas todos os aspectos relacionados com a interação entre usuários e sistemas [Preece et al. 1994].
3 // KROTON (ID 8682)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
50 PONTOS23 SEGUNDOS
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Quais são as 4 atividades do PIU?
- Foco no usuário; Projetos alternativos; Versões interativas e Critérios específicos de usabilidade.
- Necessidades de Requisitos; Iteração; Versões interativas e Avaliações.
- Necessidades de Requisitos; Projetos alternativos; Versões interativas e Avaliações.
- Foco no usuário; Projetos alternativos; Versões interativas e Avaliações.
4 // (ID 254381)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
50 PONTOS273 SEGUNDOS
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
O retangulo 1 e o retângulo 2 podem ser trocados pelos termos:
- Interação e Interface respectivamente. Pois a interação é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos; A interação só é possível quando o sistema oferece uma interface. Já a Interface é o nome dado a toda porção de um sistema com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo, ou seja é o meio de contato entre o usuário e o sistema.
- Interface e intereção respectivamente. Pois a interface é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos; A interface só é possível quando o sistema oferece uma interação. Já a Interação é o nome dado a toda porção de um sistema com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo, ou seja é o meio de contato entre o usuário e o sistema.
- Comunicabilidade e Usabilidade
- Usabilidade e Comunicabilidade
- Interface, interação, comucabilidade e acessibilidade se encaixam na frase pois tem o mesmo conceito.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Interação é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos;
A interação só é possível quando o sistema oferece uma interface.
A interação só é possível quando o sistema oferece uma interface.
Já a Interface é o nome dado a toda porção de um sistema com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo, ou seja é o meio de contato entre o usuário e o sistema.
Segundo Prates, a comunicabilidade diz respeito à capacidade da interface de comunicar ao usuário a lógica do design: as intenções do designer e os princípios de interação resultantes das decisões tomadas durante todo o processo de design.
Já a acessibilidade se define como remoção de barreiras que impedem mais usuários de serem capazes de acessar a interface do sistema e interagirem com ele.
Comentário da sua resposta:
Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
- Clique aqui para escrever porque a alternativa A é incorreta (se aplicável)...
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