Desafio Nota Máxima - Interação Humano-Computador - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Desafio Nota Máxima - Interação Humano-Computador

// (ID 277068) 
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
50 PONTOS33 SEGUNDOS

O design de interfaces deve-se focar em primeiro lugar no usuário e não no sistema. Seu objetivo e tornar a tarefa a ser realizada pelo usuário a mais simples e eficiente possível. O design é apenas um meio, um condutor para a mensagem, esta sim deverá ser clara e perfeitamente compreensível, com isso, ao desenvolver um projeto de design precisa-se saber quem irá utiliza-lo, cultura, escolaridade, os interesses e as aptidões dos usuários. A melhor forma é realizando testes, por exemplo ao lançar um novo software no mercado a empresa desenvolvedora libera versões beta para (beta testes), que darão feedback para possíveis melhorias. Pode-se chamar de fatores ergonômicos básico, ou seja, para João Gomes Filho (2003a), as pesquisas de satisfação junto aos usuários devem levar alguns itens em consideração como requisitos do projeto: tarefa; segurança; conforto; estereótipo popular; envoltórios de alcance físico; postura e aplicação de força.
GOMES FILHO, João. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo: Escrituras, 2003.

Ordene e Associe os itens que se referem aos requisitos do projeto relacionados na coluna da esquerda, com suas especificações correspondentes apresentadas na coluna da direita.

1. Tarefa.
I. Práticas de uso consagradas e comuns, como a direção da leitura ocidental, ou girar um botão de volume no sentido horário para aumentar o som.
2. Segurança
II. Posição do corpo do usuário no momento da utilização. Este procedimento incorreto  pode gerar fadiga, lesões e problemas de articulação.
3. Conforto.
III. Depende do manejo e do controle dos objetos.
4. Estereótipo popular.
IV. Utilização segura e confiável dos objetos em relação a sua função.
5. Envoltórios de alcance físico.
V. O que o usuário terá que realizar para fazer o sistema funcionar, por exemplo: “mover o mouse e digitar comandos em um teclado’.
6. Postura.
VI. É o volume espacial de objetos que devem estar ao alcance do usuário para o manejo do sistema.
7. Aplicação de força.
VII. É na verdade uma condição, mas também pode ser vista como a sensação de comodidade, bem-estar e segurança.

A seguir assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação do quadro abaixo:
  • 1-IV; 2-VI; 3-VII; 4-I; 5-V; 6-II e 7-III.
  • 1-V; 2-IV; 3-VII; 4-I; 5-VI; 6-II e 7-III.
  • 1-I; 2-II; 3-III; 4-IV; 5-V; 6-VI e 7-VII.
  • 1-IV; 2-I; 3-III; 4-VII; 5-V; 6-II e 7-IV.
  • 1-III; 2-IV; 3-IV; 4-I; 5-V; 6-II e 7-VII.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Tarefa: corresponde ao que o que o usuário terá que realizar para fazer o sistema funcionar, por exemplo: “mover o mouse e digitar comandos em um teclado’.
Segurança: é a utilização segura e confiável dos objetos em relação a sua função.
Conforto: é na verdade uma condição, mas também pode ser vista como a sensação de comodidade, bem-estar e segurança.
Estereótipo popular: são práticas de uso consagradas e comuns, como a direção da leitura ocidental, ou girar um botão de volume no sentido horário para aumentar o som.
Envoltórios de alcance físico: pode-se afirmar que é o volume espacial de objetos que devem estar ao alcance do usuário para o manejo do sistema.
Postura: é a posição do corpo do usuário no momento da utilização. Este procedimento incorreto,  pode gerar fadiga, lesões e problemas de articulação.
Aplicação de força: depende do manejo e do controle dos objetos.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • CORRETA alternativa e) 1-V; 2-IV; 3-VII; 4-I; 5-VI; 6-II e 7-III.

// (ID 262972) 
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
0 PONTOS151 SEGUNDOS

“Ao projetar um sistema interativo, uma das preocupações do designer deve ser com a qualidade de uso associada à interação do usuário com a interface. A _______ de um sistema foi a primeira propriedade definida relativa a esta qualidade, na década de 80”.

O termo que completa o trecho descrito e:
  • Heurísticas de Nielsen
  • Ergonomia
  • Usabilidade
  • Interface

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Usabilidade foi reconhecido como propriedade de qualidade pela comunidade cêntífica do IHC na década de 80

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Em meados da década de 80 foi então cunhado o termo interação humano-computador (IHC) para definir esta nova área de estudo, cujo foco era não apenas o projeto de interface, mas todos os aspectos relacionados com a interação entre usuários e sistemas [Preece et al. 1994].

// KROTON (ID 8682) 
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
50 PONTOS23 SEGUNDOS

Quais são as 4 atividades do PIU?
  • Foco no usuário; Projetos alternativos; Versões interativas e Critérios específicos de usabilidade.
  • Necessidades de Requisitos; Iteração; Versões interativas e Avaliações.
  • Necessidades de Requisitos; Projetos alternativos; Versões interativas e Avaliações.
  • Foco no usuário; Projetos alternativos; Versões interativas e Avaliações.

// (ID 254381) 
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ENGENHARIA > METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
50 PONTOS273 SEGUNDOS

O retangulo 1 e o retângulo 2 podem ser trocados pelos termos:
  • Interação e Interface respectivamente. Pois a interação é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos; A interação só é possível quando o sistema oferece uma interface. Já a Interface é o nome dado a toda porção de um sistema com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo, ou seja é o meio de contato entre o usuário e o sistema.
  • Interface e intereção respectivamente. Pois a interface é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos; A interface só é possível quando o sistema oferece uma interação. Já a Interação é o nome dado a toda porção de um sistema com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo, ou seja é o meio de contato entre o usuário e o sistema.
  • Comunicabilidade e Usabilidade
  • Usabilidade e Comunicabilidade
  • Interface, interação, comucabilidade e acessibilidade se encaixam na frase pois tem o mesmo conceito.

Resolução da questão

Veja abaixo o comentário da questão:
Interação é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos; 
A interação só é possível quando o sistema oferece uma interface.
Já a Interface é o nome dado a toda porção de um sistema com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo, ou seja é o meio de contato entre o usuário e o sistema.
Segundo Prates, a comunicabilidade diz respeito à capacidade da interface de comunicar ao usuário a lógica do design: as intenções do designer e os princípios de interação resultantes das decisões tomadas durante todo o processo de design.
Já a acessibilidade se define como remoção de barreiras que impedem mais usuários de serem capazes de acessar a interface do sistema e interagirem com ele.

Comentário da sua resposta:

Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada:
  • Clique aqui para escrever porque a alternativa A é incorreta (se aplicável)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad