Planejamento Estratégico - U3 - Avaliação da Unidade - Cola na Rede

Cola na Rede

Site com o objetivo de ajudar quem precisa de conteúdos para estudos!

Novas

Post Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Planejamento Estratégico - U3 - Avaliação da Unidade

1 - Texto-base: Considera o conhecimento o principal recurso de uma organização e a aprendizagem organizacional como peça-chave para que os colaboradores possam desenvolver as capacidades necessárias para utilizar as informações de forma adequada.

Enunciado: O contexto exposto acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
 Correto

2 - Texto-base: Os autores Nonaka e Takeuchi classificaram dois tipos de conhecimentos: o conhecimento tácito (ou inconsciente) e o conhecimento explícito.

Enunciado:

Sobre os conhecimentos tácitos e explícitos, indique V para os itens verdadeiros e F para os falsos:

( ) O conhecimento explícito é um conhecimento formal, que frequentemente já foi codificado em regras ou especificações.

( ) O conhecimento tácito é somente o conhecimento que uma pessoa adquire ao vivenciar uma única atividade ao longo do tempo.

( ) O conhecimento explícito é um conhecimento que não foi formalizado ou comunicado aos demais colaboradores de uma organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma:
 Correto

3 - Texto-base: Segundo Porter (1989), existem três tipos básicos de estratégias por meio das quais a organização pode se estruturar de modo que possa realizar alguma atividade organizacional de forma diferente, proporcionando-lhe vantagem competitiva, isto é, um desempenho superior ao dos concorrentes.

Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie o conteúdo dos itens seguintes sobre as estratégias genéricas:

I. Na estratégia de liderança em custos, a organização procura oferecer ao consumidor um produto ou serviço único em relação aos concorrentes, o qual tenha valor para o consumidor.

II. Na estratégia de diferenciação, a organização usualmente restringe seus gastos, principalmente com Pesquisa e Desenvolvimento e atividades de marketing.

III. A estratégia de foco possui um escopo mais restrito, ou seja, é uma estratégia que segmenta o mercado de atuação.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

4 - Texto-base: A estratégia competitiva está associada aos movimentos de ataque e defesa realizados pelas organizações com o objetivo de encontrar uma posição mais fortalecida em seu mercado de atuação.

Enunciado: Sobre as estratégias competitivas, indique V para os itens verdadeiros e F para os falsos:

( ) A estratégia competitiva de construção é usada principalmente por empresas que buscam proteger a posição conquistada contra ataques dos concorrentes.

( ) A estratégia de sustentação ou defensiva é utilizada principalmente por empresas que já possuem um posicionamento consolidado no mercado.

( ) A estratégia de colheita é uma estratégia competitiva que busca alcançar retornos máximos dos produtos que estão na fase de declínio de seu ciclo de vida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma:
 Correto

5 - Texto-base: Para que uma invenção possa ser considerada uma inovação, é fundamental o papel estratégico das organizações de gestão da inovação, ou seja, de gestão dos processos internos desde a realização de pesquisas para desenvolver novos produtos ou processos até o lançamento no mercado dos novos produtos ou serviços.

Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie os itens a seguir sobre invenção e inovação.

I. A invenção é o ato de criar ou desenvolver um novo produto ou processo.

II. A inovação está associada à gestão da inovação como um processo contínuo de desenvolvimento de novos produtos ou serviços com o objetivo de explorar as oportunidades do ambiente externo.

III. As organizações podem obter vantagem competitiva ao desenvolver novos produtos e serviços desde que atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

Um comentário:

Post Top Ad