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terça-feira, 22 de agosto de 2017

Desafio Nota Máxima - Cultura e Arte

// (ID 22272)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > CULTURA E ARTE
50 PONTOS27 SEGUNDOS

Na antiguidade assistimos uma especialização nos papéis sociais, com o surgimento do artista e/ou artesão de tempo integral. A arte no período torna-se sofisticada, manifestando sentidos políticos e religiosos.

Nesse contexto, quais as características da representação humana na arte egípcia da época?
  • Era estilizada e pouco fiel ao modelo.
  • Refletia as crenças e o imaginário simbólico.
  • Primava pelo naturalismo grosseiro.
  • Destacava-se pela tridimensionalidade.

// (ID 22302)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > CULTURA E ARTE
50 PONTOS33 SEGUNDOS

Na idade moderna, a partir do Renascimento, introduzem-se mudanças que passam a marcar definitivamente o campo da arte daí para frente. Uma das mais notáveis está na volta da centralidade do ser humano no fazer artístico. Foi/foram fonte de inspiração artística no período:
  • A geometricidade do mundo real.
  • A pequenez do ser humano face a grandeza de Deus.
  • As passagens significativas da Bíblia.
  • A arte clássica greco-romana e a natureza.

// (ID 22297)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > CULTURA E ARTE
50 PONTOS24 SEGUNDOS

A arte nos fala à emoção, ao sentimento, ao nosso senso estético, mas também à nossa razão. A racionalidade tem se debruçado reflexivamente sobre a arte a partir de diferentes abordagens, sendo que uma delas consiste na historiografia da arte, que:
  • se limita a ordenar cronologicamente o desenvolvimento da arte.
  • procura abordar a história da arte a partir da perspectiva metodológica.
  • preocupa-se com a percepção subjetiva do pesquisador em relação à arte.
  • tem por base a análise da sociedade na qual foi produzida a obra.


// (ID 412)
FORMAÇÃO GERAL ENSINO SUPERIOR > CULTURA E ARTE
50 PONTOS58 SEGUNDOS

A “cidade” retratada na pintura de Alberto da Veiga Guignard está tematizada nos versos:
  • Por entre o Beberibe, e o oceano
    Em uma areia sáfia, e lagadiça
    Jaz o Recife povoação mestiça,
    Que o belga edificou ímpio tirano.

    (MATOS, Gregório de. Obra poética. Ed. James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Vol. II, p. 1191.)
  • Repousemos na pedra de Ouro Preto,
    Repousemos no centro de Ouro Preto:
    São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe,
    À tua sombra irmã, meus membros lassos.

    (MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.)
  • Bembelelém
    Viva Belém!
    Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
    Beleza eterna da paisagem
    Bembelelém
    Viva Belém!

    (BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. Vol. I, p. 196.)
  • Bahia, ao invés de arranha-céus, cruzes e cruzes
    De braços estendidos para os céus,
    E na entrada do porto,
    Antes do Farol da Barra,
    O primeiro Cristo Redentor do Brasil!

    (LIMA, Jorge de. Poesia completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 211.
  • No cimento de Brasília se resguardam
    maneiras de casa antiga de fazenda,
    de copiar, de casa-grande de engenho,
    enfim, das casaronas de alma fêmea.

    (MELO NETO, João Cabral. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 343.)

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