1 // KROTON (ID 98474)
METODO DEDUTIVO > MÉTODOS DEDUTIVOS INDIRETOS (CONTRAPOSITIVA)
0 PONTOS49 SEGUNDOS
METODO DEDUTIVO > MÉTODOS DEDUTIVOS INDIRETOS (CONTRAPOSITIVA)
- modus tollens
- conjunção
- contrapositivo
- contradição
- silogismo
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Neste caso foi usado a prova contrapositiva, ou seja, se a é ímpar e b é ímpar então ab é ímpar.
2 // KROTON (ID 109653)
FUNÇÕES, TABELAS E GRÁFICOS > RELAÇÃO ENTRE CONJUNTOS
0 PONTOS145 SEGUNDOS
FUNÇÕES, TABELAS E GRÁFICOS > RELAÇÃO ENTRE CONJUNTOS
Considerando , assinale a alternativa correta.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
O conjunto X possui apenas 1 elemento e o conjunto Z possui 2 elementos.
é a alternativa correta, pois o conjunto unitário {x} é um elemento de Z.
está incorreto, pois o conjunto X é subconjunto de Z e difere-se dele.
está incorreto, pois os conjuntos não são iguais.
está incorreto, pois .
está incorreto, pois x é elemento, X é conjunto e ambos não podem ser iguais.
3 // KROTON (ID 114115)
MÉTODO DEDUTIVO > RACIOCÍNIO DEDUTIVO (REGRAS DE INFERÊNCIA)
0 PONTOS27 SEGUNDOS
MÉTODO DEDUTIVO > RACIOCÍNIO DEDUTIVO (REGRAS DE INFERÊNCIA)
A dedução lógica consiste em utilizar de maneira ordenada e articular afirmações de tal maneira que esta sequência de fatores permita a obtenção de um fato ou argumento que é sustentado pelas afirmações anteriores.
Para realizar uma dedução lógica devemos utilizar:
- As derivadas e as regras de inferências.
- As equivalências e as regras de inferências.
- As regras de sinal e as equivalências.
- As regras de derivadas e as regras de inferências.
- As regras de derivadas e as implicações.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
De acordo com o livro didático para realizar uma dedução devemos utilizar das equivalências e das regras de inferências lógicas. São as regras de equivalência e as regras de inferência que permitem a quem articula afirmações já conhecidas e verdadeiras a construir uma nova afirmação.
4 // (ID 113419)
CONJUNTOS > CONJUNTOS NUMÉRICOS
0 PONTOS50 SEGUNDOS
CONJUNTOS > CONJUNTOS NUMÉRICOS
Qual elemento não pertence ao conjunto ?
- 2,00
- –6,895
- 1,2
- –2,69
- 0,01
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
O conjunto é composto por todos os racionais, exceto os números inteiros.
Como , tem-se que .
5 // KROTON (ID 109728)
PORCENTAGEM > CONCEITOS BÁSICOS DE PORCENTAGEM
0 PONTOS22 SEGUNDOS
PORCENTAGEM > CONCEITOS BÁSICOS DE PORCENTAGEM
Marcos é vendedor. Tem um salário fixo de R$ 800,00, e mais 4% de comissão sobre suas vendas. Nesse mês, sua equipe conseguiu vender um total de R$ 312.000,00. Deste valor total, as vendas de Marcos representam 15%. Qual será o salário de Marcos?
- R$ 2.672,00.
- R$ 312.800,00.
- R$ 46.800,00.
- R$ 47.600,00.
- R$ 1.872,00.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
6 // ENEM (ID 23124)
ESCALA, RAZÃO E PROPORÇÃO > RAZÕES E PROPORÇÕES
0 PONTOS35 SEGUNDOS
ESCALA, RAZÃO E PROPORÇÃO > RAZÕES E PROPORÇÕES
O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas. Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.
Disponível em: http://veja.abril.com.br.
Acesso em: 25 jun. 2011 (adaptado).
Sé o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo professor e a percorrida pelo atleta?- 1:700.000
- 1:7.000.000
- 1:700
- 1:7.000
- 1:70.000
7 // KROTON (ID 98276)
ESCALA, RAZÃO E PROPORÇÃO > FRAÇÕES
0 PONTOS30 SEGUNDOS
ESCALA, RAZÃO E PROPORÇÃO > FRAÇÕES
Podemos afirmar que esse número x está situado entre quais números naturais:
- 5 e 6
- 6 e 7
- 4 e 5
- 2 e 3
- 7 e 8
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
8 // KROTON (ID 98320)
LÓGICA > ESTUDO DA VERACIDADE OU FALSIDADE DAS PROPOSIÇÕES COMPOSTAS -TABELA VERDADE
0 PONTOS36 SEGUNDOS
LÓGICA > ESTUDO DA VERACIDADE OU FALSIDADE DAS PROPOSIÇÕES COMPOSTAS -TABELA VERDADE
Podemos afirmar que:
- As alternativas I e II são verdadeiras
- As alternativas II e III são verdadeiras
- Apenas a I é verdadeira
- Apenas a II é verdadeira
- Apenas a III é verdadeira
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
A proposição I é formada por uma disjunção. Como uma das proposições é verdadeira então toda a proposição é verdadeira. Na proposição II, temos uma condicional. Como a primeira proposição está negada, ela se torna falsa, pois p é verdadeira. Na condicional quando temos as duas proposições falsas a proposição composta tem valor lógico verdadeiro. Agora, na proposição III temos uma conjunção entre as proposições. As duas estão negadas, mas ainda temos proposições de valores opostos, o que torna o valor lógico da proposição composta falso. Concluímos então que I e II são verdadeiras e III é falsa.
9 // KROTON (ID 112876)
MÉTODO DEDUTIVO > RACIOCÍNIO DEDUTIVO (REGRAS DE INFERÊNCIA)
0 PONTOS52 SEGUNDOS
MÉTODO DEDUTIVO > RACIOCÍNIO DEDUTIVO (REGRAS DE INFERÊNCIA)
Analise as proposições a seguir:
- I . Nenhum recém-nascido pilota avião; Ivo é um recém-nascido.
- II . Nenhum gato tem asa; todo animal que tem asa voa.
- III . Todo morango é vermelho; alguma fruta não é vermelha.
As suas respectivas conclusões são:
- “Logo, Ivo não é recém-nascido”; “Logo, gato não tem asa” e “Logo, alguma fruta não é vermelha”.
- “Logo, Ivo não pilota avião”; “Logo, gato não tem asa” e “Logo, alguma fruta não é vermelha”.
- “Logo, Ivo não pilota avião”; “Logo, gato não tem asa” e “Logo, alguma fruta não é morango”.
- “Logo, Ivo não pilota avião”; “Logo, gato não voa” e “Logo, alguma fruta não é morango”.
- “Logo, Ivo não é recém-nascido”; “Logo, gato não voa” e “Logo, alguma fruta não é morango”.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Nos três itens devemos aplicar o raciocínio dedutivo, assim as conclusões corretas são:
- I. “Logo, Ivo não pilota avião.”
- II. “Logo, gato não voa.”
- III. “Logo, alguma fruta não é morango.”
10 // ENEM (ID 23584)
ESTATÍSTICA > MÉDIA, MODA E MEDIANA
0 PONTOS36 SEGUNDOS
ESTATÍSTICA > MÉDIA, MODA E MEDIANA
O gráfico apresenta o comportamento de emprego formal surgido, segundo o CAGED, no período de janeiro de 2010 a outubro de 2010.Com base no gráfico, o valor da parte inteira da mediana dos empregos formais surgidos no período é
- 255.496.
- 298.041.
- 212.952.
- 229.913.
- 240.621.
11 // ENEM (ID 23345)
PORCENTAGEM > CONCEITOS BÁSICOS DE PORCENTAGEM
0 PONTOS25 SEGUNDOS
PORCENTAGEM > CONCEITOS BÁSICOS DE PORCENTAGEM
O IGP-M é um índice da Fundação Getúlio Vargas, obtido por meio da variação dos preços de alguns setores da economia, do dia vinte e um do mês anterior ao dia vinte do mês de referência. Ele é calculado a partir do Índice de Preços por Atacado (IPA-M), que tem peso de 60% do índice, do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), que tem peso de 30%, e do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), representando 10%. Atualmente, o IGP-M é o índice para a correção de contratos de aluguel e o indexador de algumas tarifas, como energia elétrica.A partir das informações, é possível determinar o maior IGP-M mensal desse primeiro trimestre, cujo valor é igual a
- 1,15%.
- 0,66%.
- 7,03%.
- 3,00%.
- 2,65%.
12 // KROTON (ID 113384)
CONJUNTOS > OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS
0 PONTOS33 SEGUNDOS
CONJUNTOS > OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS
- I
- III
- I e II
- I e III
- II e III
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
O item I está incorreto já que a Argentina não está no continente europeu. O item II está correto, pois os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão contidos no conjunto dos estados brasileiros. O item III também está correto, já que o cão não pertence ao conjunto dos felinos.
13 // KROTON (ID 117336)
FUNÇÕES > FUNÇÕES
0 PONTOS19 SEGUNDOS
FUNÇÕES > FUNÇÕES
Na lógica existe o conceito de verdade e o conceito de validade; esses dois conceitos estão relacionados a:
- Veracidade e formal.
- Material e formal.
- Material e identidade.
- Identidade e causal.
- Formal e identidade.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
A ideia de validade está associada à utilização do raciocínio correto e a ideia de verdade está ligada às características das proposições.
14 // KROTON (ID 109818)
PORCENTAGEM > PORCENTAGEM
0 PONTOS33 SEGUNDOS
PORCENTAGEM > PORCENTAGEM
Certo produto sofre três aumentos consecutivos de 10% cada um. Caso fosse efetuado um único aumento, qual deveria ser o valor percentual do mesmo para que o valor final do produto fosse equivalente aos três aumentos de 10%?
- 33,1%.
- 35%.
- 30%.
- 31,3%.
- 32,7%.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
15 // KROTON (ID 112211)
ESCALA, RAZÃO E PROPORÇÃO > RAZÕES E PROPORÇÕES
0 PONTOS44 SEGUNDOS
ESCALA, RAZÃO E PROPORÇÃO > RAZÕES E PROPORÇÕES
Observe os itens a seguir:
- “9 está para 5”.
- “11 está para 4”.
- “5 está para 4”.
Os valores resultantes das razões anteriores são, respectivamente:
- 0,55; 2,75; 0,8.
- 0,55; 0,052; 0,8.
- 1,8 0,052; 0,8.
- 1,8; 2,75; 1,25.
- 1,8; 0,052; 1,25.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
16 // KROTON (ID 113430)
PRODUTO CARTESIANO > PRODUTO CARTESIANO
0 PONTOS57 SEGUNDOS
PRODUTO CARTESIANO > PRODUTO CARTESIANO
Considere os conjuntos A = {2, 4, 5} e B = {0, 9}. O resultado do produto cartesiano B×A é:
- B×A
- B×A
- B×A
- B×A
- B×A
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
17 // KROTON (ID 98283)
PORCENTAGEM > PORCENTAGEM
0 PONTOS23 SEGUNDOS
PORCENTAGEM > PORCENTAGEM
Em um campeonato participaram meninos e meninas. Sabe-se que 34% dos participantes são meninas e 1650 são meninos.
Podemos afirmar que o número de atletas que participaram da competição foram:
- 2500
- 750
- 850
- 1250
- 1650
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
18 // KROTON (ID 98345)
LÓGICA > SENTENÇAS X PROPOSIÇÕES
0 PONTOS272 SEGUNDOS
LÓGICA > SENTENÇAS X PROPOSIÇÕES
Leia as sentenças:
I) Antônio foi ao mercado. (p)
II )Cecília está na academia. (q)
III) Milton é artesão. (r)
De acordo com os itens acima, a representação simbólica (p e q ou r) é equivalente a:
- Antônio foi ao mercado, Cecília está na academia, Milton é artesão.
- Antônio foi ao mercado, Cecília está na academia e Milton é artesão.
- Antônio foi ao mercado e Cecília está na academia ou Milton é artesão.
- Antônio foi ao mercado ou Cecília está na academia ou Milton é artesão.
- Antônio foi ao mercado e Cecília está na academia e Milton é artesão.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Como cada proposição está representada por uma letra, basta substituir cada letra da expressão (p e q ou r) pela sua respectiva proposição. Então (p e q ou r) fica: Antônio foi ao mercado e Cecília está na academia ou Milton é artesão.
19 // KROTON (ID 112231)
PORCENTAGEM > PORCENTAGEM
0 PONTOS44 SEGUNDOS
PORCENTAGEM > PORCENTAGEM
Sabe-se que 10% dos animais que são levados a um pet shop são coelhos e, desses, 12 pertencem a mulheres. Do total de animais levados ao pet shop, 50% são cachorros e, desses, 80% pertencem a homens. A quantidade restante de animais é 52 e estes são gatos. O total de animais levados ao pet shop é de 130.
De acordo com os dados, podemos afirmar que:
- pet shop
- pet shop
- pet shop
- Entre os coelhos, somente um pertence a um homem.
- pet shop
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
20 // KROTON (ID 202410)
METODO DEDUTIVO > MÉTODOS DEDUTIVOS INDIRETOS (CONTRAPOSITIVA)
0 PONTOS68 SEGUNDOS
METODO DEDUTIVO > MÉTODOS DEDUTIVOS INDIRETOS (CONTRAPOSITIVA)
Verifique as seguintes premissas:
- Se o pássaro bater as asas, então ele conseguirá voar.
- É verdade que o pássaro não voou.
A partir destas premissas, podemos deduzir que:
- O pássaro não conseguiu voar.
- O pássaro não bateu as asas.
- O pássaro bateu as asas.
- O pássaro conseguiu voar.
- O pássaro bateu as asas e voou.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
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